3. A bioética aborda a questão da responsabilidade e autoridade do médico frente ao direito e dever do paciente, bem como das intervenções e limites aceitáveis de certas experiências, tais como: aborto induzido, inseminação artificial, eutanásia, clonagem humana, uso de animais e seres humanos como cobaias. Faça uma pesquisa sobre dois dos problemas da Bioética elencados acima e registre o resultado de seus estudos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Eutanásia- Os principais argumentos a favor da eutanásia ou suicídio assistido, são o alívio da dor e do sofrimento, considerados insuportáveis pelo paciente, e o respeito pela sua autonomia pessoal. Os argumentos contra são o da inviolabilidade da vida humana e o do risco de maus usos e abusos.
Aborto induzido- é a interrupção de uma gravidez resultante da remoção de um feto ou embrião antes de este ter a capacidade de sobreviver fora do útero. Nos países que o aborto é legalizado, são um dos procedimentos médicos mais seguros, já nos países que não é legalizado, existem clínicas clandestinas que realizam esse processo, porém, muitas vezes sem nenhuma higiene e sem equipamentos apropriados, colocando a vida da paciente em risco ou transmitindo alguma doença.
Explicação:
A bioética busca que o comportamento do homem no campo da medicina e nas demais ciências da vida esteja vinculado aos comportamentos mais moralmente aceitáveis.
Assim dentre os problemas com que lida a bioética estão:
- Eutanásia.
- Aborto
- Uso de células-tronco.
- Análise genética.
- Tratamentos paliativos.
- Autonomia de pacientes com transtornos mentais.
- Relação entre médico e paciente.
- Doação de órgãos
- Morte digna
- Tratamentos paliativos
- Testes clínicos em animais e humanos.
A eutanásia por exemplo, é um tipo de ação que busca intencionalmente a morte para evitar qualquer tipo de sofrimento. A bioética acredita que a ajuda ao suicídio e a eutanásia representam atentados ética e legalmente condenáveis à vida humana.
Assim, de acordo com a moral a eutanásia não resolve os problemas do paciente, mas destrói a pessoa que tem os problemas.
Por outro lado, a pesquisa com células-tronco de origem embrionária, tem gerado um debate, na comunidade científica e na sociedade, centrado na legalidade do uso de embriões humanos congelados, resultantes e excedentes de processos de fertilização in vitro, para pesquisa e fins terapêuticos.
A bioética posicionam-se na não utilização de embriões para fins de pesquisa e terapêuticos por motivos conceituais ou éticos, afirmando que não é lícito, nem moralmente admissível, utilizá-los para obtenção de células-tronco, argumentando que neles existe todo um ser humano para se desenvolver.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28864493