Filosofia, perguntado por solangeNunes271, 5 meses atrás

2º QUESTÃO: Leia o texto a seguir. A questão não está mais em se um homem é honesto, mas se é inteligente. Não perguntamos se um livro é proveitoso, mas se está bem escrito. As recompensas são prodigalizadas ao engenho e ficam sem glórias as virtudes. Há mil prêmios para os belos discursos, nenhum para as belas ações. O texto apresenta um dos argumentos de Rousseau à questão colocada em 1749, pela Academia de Dijon, sobre o seguinte problema: O restabelecimento das Ciências e das Artes terá contribuído para aprimorar os costumes?Com base nas críticas de Rousseau à sociedade, assinale a alternativa correta. *
A - As artes e as ciências geralmente floresceram em sociedades que se encontravam em pleno vigor moral, em que a honra era a principal preocupação dos cidadãos.
B - A emancipação advém da posse e do consumo exclusivo e diferenciado de bens de primeira linha, uma vez que o luxo concede prestígio para quem o possui.
C - A emancipação advém da posse e do consumo exclusivo e diferenciado de bens de primeira linha, uma vez que o luxo concede prestígio para quem o possui.
D - O amor-próprio é um sentimento positivo por meio do qual o indivíduo é levado a agir moralmente e a reconhecer a liberdade e o valor dos demais.
E - O objetivo das investigações era atingir celebridade, pois os indivíduos estavam obcecados em exibir-se, esquecendo-se do amor à verdade. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por monicamoica19
5

Resposta letra A

Explicação:

Respondido por elamambretti
1

Com base nas críticas de Rousseau à sociedade, a alternativa correta é: e) O objetivo das investigações era atingir celebridade, pois os indivíduos estavam obcecados em exibir-se, esquecendo-se do amor à verdade.

Rousseau e a crítica à sociedade

O "Discurso sobre as ciências e as artes", escrito em 1749 por Rousseau, garantiu ao autor um prêmio da Academia Dijon de 1750. Rousseau construiu metodicamente seu discurso, dialogando socraticamente, permitindo ao seus ouvintes chegarem às suas próprias conclusões.

Consagrando sua visão do "bom selvagem", aquele cuja honra e princípios, independem do processo civilizatório, Rousseau pondera se se não foram ciências e as artes que corromperam esse estado de natureza puro.

Rousseau ainda fez forte crítica a cultura das ciências e das artes, que colocou a utilidade desprezando sua função social e certamente reforçando as desigualdades sociais.

Para saber mais sobre Rousseau e a crítica à sociedade leia: brainly.com.br/tarefa/6656859

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes