Pedagogia, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

2ª) Leia o texto e responda ao que se pede: A palmatória foi o instrumento de punição física de estudantes mais utilizado no mundo. Seu uso ainda é popular em alguns países orientais. Já no ocidente, a Inglaterra só a proibiu em 1989. No Brasil, seu emprego foi introduzido pelos jesuítas, como forma de disciplinar os indígenas resistentes à aculturação. A prática foi perpetuada pela escravidão africana. Os senhores a utilizavam como um dos muitos castigos aplicados aos negros desobedientes. Ao final do século XIX, quando a educação dava seus primeiros passos em nosso país, a palmatória migrou para a escola. Com as campanhas pelo fim da violência infantil da década de 1970, o castigo corporal foi condenado. Transformado em crime na década de 1980, o uso do instrumento foi defitivamente abolido com a elaboração do Estatudo da Criança e do Adolescente, em 1990. Parece absurdo, mas apesar de todo o processo que levou ao fim da palmatória nas escolas, a discussão da violência como meio pedagógico continua. Chermont (2009) I. A violência contra os alunos nas escolas já era imposta pelos professores, pois eles queriam disciplina nas aulas. Não havia discussão e os professores podiam impor os seus pontos de vista aos alunos, que apenas “repetiam” o que aprendiam temendo represálias. II. Os alunos egressos de um entorno violento, não respeitam os professores e por isso é necessário impor-lhes um castigo corporal ou moral para que sejam penalizados e respeitem as instituições, os professores, a escola, os colegas e a lei. III. Qualquer forma de violência, seja contra professores, seja contra alunos, está amparada pelas leis que coíbem esta prática, seja pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, seja pela Lei Penal. IV. Se todos tiverem respeito pelas instituições e pelos papéis, não será necessária nenhuma forma de violência contra os professores e contra os alunos. Não estão corretas as alternativas:

II e III;

I e II;

I, II e III.

Apenas IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

II e III.

Nenhum tipo de violência deve ser tolerada no espaço escolar.

Atualmente a violência na instituição escolar pode se manifestar a partir de diversos motivos, dentre eles podemos destacar:

  • A agressão entre alunos;
  • O bullying;
  • O preconceito;
  • Além da violência contra professores e funcionários da instituição.

A maioria desses casos, possui alguma problemática a ser observada, desde a criação dos pais, até a convivência com a instituição, passando por questões psicológicas, por isso, o acompanhamento pedagógico, e, de assistentes sociais na escola tem uma grande importância.

Perguntas interessantes