Matemática, perguntado por juliianosanttos1568, 1 ano atrás

28. Um professor preparou dois tipos de provas, A e B. Na prova A, inseriu 3 questões de Análise Combinatória e 4 questões de Probabilidade; na prova B, inseriu 6 questões de Análise Combinatória e 2 questões de Probabilidade. Na véspera da prova, para verificar o preparo dos alunos para a prova, escolheu, ao acaso, um tipo de prova e dele escolheu, também ao acaso, uma questão. Sabendo que a questão escolhida foi de Análise Combinatória, qual é a probabilidade de essa questão fazer parte da prova do tipo A? (A) 3/11. (B)4/11 . (C) 5/11. (D) 6/11.

Soluções para a tarefa

Respondido por CleidianaReis
0
Olá!

Vamos usar probabilidade condicional para resolver este problema. Seja a formula:

P( \frac{A}{B} ) = P(A ∩ B) / P(B)

Sendo P( \frac{A}{B} ) a probabilidade de ocorrer o evento A, tendo ocorrido o evento B.

No exercício ele procura a probabilidade de ser parte da prova A, sendo um questão de Analise Combinatória. Então procuramos P( \frac{A}{AC} ):

P( \frac{A}{AC} ) = P(A ∩ AC) / P(AC)

P(A ∩ B) é a probabilidade de ser uma questão AC no conjunto das provas A. No caso é calculado usando a expressão de eventos independentes, pois não dependem um do outro para ocorrer:

P(A ∩ B)  = P(A)P(B) = 0,5*(3/7) = 3/14

Para calcular a P(AC) precisamos calcular a probabilidade de AC ocorrer na prova A e somar a probabilidade de AC ocorrer na prova B, pois são eventos mutuamente exclusivos:

P(AC) = 0,5*(3/7) + (0,5*(6/8) = 33/56

Substituindo os valores:


P( \frac{A}{AC} ) = (3/14) / (33/56) = 4/11

Então a resposta correta é a letra B.

Perguntas interessantes