26Considerando-se o excerto no contexto da obra, verifica-se que, metaforicamente, as relações de hierarquia que o texto estabelece entre os rios de que falaA naturalizam o exercício da dominação dos europeus sobre os indígenas.B feminizam o indígena, para melhor justificar sua dominação.C condenam o processo de civilização que descaracteriza o índio.D contrastam a naturalidade do bom selvagem e a ganância do conquistador europeu.E revelam o caráter incruento da dominação do indígena no período colonial.
Soluções para a tarefa
Olá!
Neste trecho de O Guarani, José de Alencar descreve a Serra dos Órgãos, localizada no rio de Janeiro, voltando-se principalmente para o rio que ali corre, o Paquerador. Em 1604, o rio afluente do rio Paraíba ainda possuía ao seu redor florestas não tocadas pelo homem.
Em relação às alternativas expostas, podemos dizer que a correta é a letra A visto que os rios possuem uma hierarquia, metaforicamente entre suserano e vassalo, que naturaliza o exercício da dominação dos europeus sobre os indígenas.
Ola Yohana ,
Voce se esqueceu de postar o texto do livro, " O guarani "de Jose de Alencar
"De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais que recebe no seu curso de dez léguas, torna- se rio caudal. É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em vasto leito. Dir-se-ia que "vassalo e tributário "desse "rei das águas, "o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos pés do suserano. Perde, então, a beleza selvática; suas ondas resvalam sobre elas: escravo submisso, sofre o látego do senhor."
Considere as afirmações abaixo e assinale alternativa correta:
Resposta correta é a letra A
O texto usa vários recursos de linguagem fazendo uma relação entre os rios Paraíba e Paquequer ,criando uma analogia com o mundo feudal, na qual rio Paraíba é o "rei das águas" e o rio Paquequer é o "vassalo" dando uma conotação de hierarquia .
"curva-se humildemente aos pés do suserano".