24 "... Olhou a caatinga amarela, que o poenteavermelhava. Se a seca chegasse, não ficaria planta verde.Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sidoassim, desde que ele se entendera. E antes de se entender,antes de nascer, sucedera o mesmo – anos bonsmisturados com anos ruins. A desgraça estava em caminho,talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. Elemarchando para casa, trepando a ladeira, espalhandoseixos com as alpercatas – ela se avizinhando a galope,com vontade de matá-lo."O drama vivenciado nesse trecho da obra de GracilianoRamos se passa em uma das regiões mais sofridas doBrasil, tanto pela aspereza do clima, como pela miséria epela fome: o sertão nordestino.A respeito desse tema e dessa região, confira as afirmaçõesabaixo.I. A região atingida pela escassez das chuvas, chamada de"Polígono das Secas", tem se ampliado com o processo dedesertificação e pelo uso inadequado do solo, avançandopelo norte de Minas Gerais;(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas)II. A Zona da Mata, o Meio-Norte e o Agreste não sofrem doflagelo da seca, ao menos de forma tão intensa como ela sedá no sertão do Nordeste;III. A vegetação predominante da caatinga é arbustiva, compequenas árvores magras e retorcidas, além de muitasespécies xerófitas, como as cactáceas;IV. A região da caatinga no interior nordestino se caracterizapela sua elevada concentração populacional, apresentandoas maiores densidades demográficas da região.Estão corretas:a) Apenas I e III.b) Apenas I, II e III.c) Apenas I, II e IV.d) Apenas II, III e IV.e) Todas as afirmativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
b) Apenas I, II e III.
A obra “Vidas Secas” de autoria de Graciliano Ramos se passa em uma das regiões mais sofridas do território brasileiro, que é o sertão nordestino.
A região do sertão nordestino é constantemente atingida por uma escassez de chuvas, que recebe o nome de “Polígono das Secas”, que sofreu ampliação devido ao processo de desertificação, assim como, pela utilização inadequada do solo. Em que a vegetação que predomina é a caatinga.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás