Português, perguntado por douglasfranco9147, 1 ano atrás

23No excerto, as atitudes do narrador e das personagens diante da escravidão representam um momento histórico em que os proprietários de escravosA sentiam-se ainda bastante seguros quanto à continuidade do trabalho servil, no País, tal como ocorre, também, em Memórias de um sargento de milícias.B experimentavam um mal-estar difuso e culposo em relação ao trabalho escravo, sentindo-se já ameaçados pela revolta da massa escrava, à semelhança do que se dá emlU C enfrentavam, já, a contestação frontal dos movimentos abolicionistas, que os obrigavam a procurar justificativas legais para os maus-tratos infligidos aos escravos, tal como se vê em Ocortico.D preparavam-se para a iminente extinção do trabalho escravo, no País, tratando o instituto servil como já superado, assim como ocorre em 0 Ateneu.E consideravam-se acima das leis, continuando a submeter os trabalhadores a condições semelhantes às do trabalho escravo, mesmo depois da Lei Áurea, conforme sucede em Capitães da Areia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
1

Olá!

O trecho retirado do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, redigido por Machado de Assis, fala sobre como e por que o narrador adquiriu o apelido de "menino diabo" já aos cinco anos de idade.

No trecho é explícito como a escravidão é naturalizada de modo que, na obra, não há uma crítica social ao regime escravocrata. Em uma das explicações de Brás Cubas sobre a origem do seu apelido, por exemplo, este cita o episódio em que deliberadamente "quebrou" a cabeça de uma escrava porque esta lhe negou um doce.

Podemos observar também como, apesar de alguns escravos já terem sido libertados, a exploração da mão-de-obra escrava ainda se mostrava desenfreada no contexto em que a obra é apresentada. Desta forma, a alternativa correta é a letra A.

Perguntas interessantes