Português, perguntado por EvelynMaia2287, 1 ano atrás

20No texto, menciona-se um aspecto que é considerado o principal responsável pela frequência com que, no Brasil tradicional, pessoas se viam na condição de agregado. Trata-se daA grande quantidade de imigrantes portugueses empobrecidos.B ausência de previdência social, voltada para o amparo da velhice.C recorrente instabilidade económica.D escravidão duradoura e enraizada.E urbanização acelerada, fora de controle e sem planejamento.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
2

Resposta letra D

Dentro do contexto histórico do país, onde existia uma escravidão que praticamente tornava irrelevante certos empregos, os trabalhadores livres eram obrigados a viver de vários favores.

Eles eram dependentes dessas pessoas que os empregavam e lhes davam algum prestigio social. Os agregados tinham que cumprir com as exigências dos patrões em troca de uma casa e de prestigio. É o que se observa no caso do velho Botelho, descrito no texto de Aluízio de Azevedo, O cortiço. Botelho é tido enquanto um parasita, já que tinha quase 70 anos e praticamente não correspondia mais aos serviços que anteriormente prestava.

Perguntas interessantes