Português, perguntado por AlessandroNuevo5085, 1 ano atrás

23Ja na frase de abertura das Memórias de um sargento de milícias - "Era no tempo do rei." que remete ao mesmo tempo a abertura-padrao dos contos da carochinha e ao período joanino dc historia do Brasil, manifestam-se as duas modalidades do tempo presentes nessa obra: uma, dc carater lendário e intemporal e, outra, de carater historico bem determinado.O convívio dessas duas modalidades do tempo indica que, do ponto de vista dessa obra, c historia brasileira caracterizou-se pela conjunção deA mudança e imobilismo.B realismo ealucinaçao.C religiosidade e materialismo.D liberdade e opressão.E localismo e cosmopolitismo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
23

Resposta letra A

No romance é possível percebera junção da mudança e do imobilismo. A mudança é caracterizada pela menção de elementos relacionados ao período do Brasil colonial, onde houve transformações do tempo histórico.

Em outro exemplo há a presença do imobilismo, isso e perceptível quando aparece a fantasia que esta relacionada à imutabilidade do tempo.

Portanto, o romance esta baseado na noção de imobilidade, já que cita na frase de inicio o “era uma vez”, mas também cita as transformações históricas, que é referencia de mudança.

Perguntas interessantes