22Entre os temas propostos ou suscitados pelo texto, é objeto das cogitações da filosofia de"Humanitas" (ou do célebre "Humanitismo", que já aparecia nas Memórias póstumas de Brás Cubas),formulada por Quincas Borba, a ideia de queA a meditação contemplativa é a chave da correta compreensão do mundo.B todo poder corrompe, e o poder económico corrompe absolutamente.C tanto o entendimento do presente quanto a projeção do futuro dependem da incorporação historicista do passado.D Deus é abscóndito, e seus desígnios são insondáveis, mormente para o reduzido alcance da razão humana.E as desgraças são apenas aparentes, na medida em que a eliminação de uma vida é a condição do florescimento de outra.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
O trecho retirado de Quincas Borba fala sobre a reflexão de Rubião às oito da manhã ao olhar para a enseada a sua frente. Este pensava sobre como as coisas mudaram com o passar do tempo, visto que antes era professor e agora é um capitalista que, ao ver as coisas a sua volta, tem uma sensação de propriedade.
Sobre a teoria do Humanitismo criada por Quincas Borba, podemos dizer que se trata de uma tentativa do personagem fundamentar o darwinismo social, visto que, de acordo com a teoria, a morte não existe, visto que a natureza trabalha para que o homem sobreviva.
Entretanto, se alguém morre é por consequência de uma necessidade da natureza de selecionar os mais aptos para viver. Logo, a alternativa correta é a letra E.
Perguntas interessantes