22) Utilize cinco adjetivos para caracterizar a personagem presente na obra:
23) Que sensações e impressões a obra lhe transmite?
24) Que crítica Portinari provavelmente gostaria de fazer com tal obra?
25) Essa obra pode ser considerada atual? Ou algo mudou em termos de preconceito racial? Comente:
26) Utilize o personagem do quadro para uma pequena narrativa(UM TEXTO NARRATIVO) em que ele seja o protagonista:
ME AJUDEM POR FAVOR DOU PONTOS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na obra o "Lavrador de Café", Portinari retrata um trabalhador negro na lavoura de café (século 20), representa-o com os braços e pés maiores que o resto do corpo enfatizando assim, como elementos de força do trabalhador como de tração física animal, demonstra ao mesmo tempo sua aproximação com o Expressionismo alemão. Essa deformação das figuras era traço marcante do pintor, representava a sua necessidade de valorizar o trabalhador brasileiro e, ao mesmo tempo, demonstrar a figura dramática e comovente do negro, marcado pelo sofrimento do trabalho duro nas fazendas.
As cores utilizadas na pintura predominam o branco e o marrom da terra, procurando demostrar a união do homem com seus pés fincados e firmes à terra em que trabalha cujo suór do seu corpo a fertiliza mais ainda do que já é. Com relação aos pés dos negros trabalhadores nos cafezais, Portinari relata:
Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas de café. Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. Quantas vezes, nas festas e bailes, no terreiro, que era oitenta centímetros mais alto que o chão, os pés ficavam expostos e era divertimento de muitos apagar a brasa do cigarro nas brechas dos calcanhares sem que a pessoa sentisse. Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Os pés e a terra tinham a mesma moldagem variada. Raros tinham dez dedos, pelo menos dez unhas. Pés que inspiravam piedade e respeito. Agarrados ao solo eram como os alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino edoente. Pés cheios denós que expressavam alguma coisa de força, terríveis e pacientes (Projeto Portinari, 2009:16).