22) (G10009717) Leia o texto abaixo. Frequência de enchentes extremas aumentou nos últimos 30 anos Nos últimos 30 anos ocorreu um aumento na frequência e magnitude de enchentes extremas, segundo estudo de cientistas europeus. O aumento se deu de maneira mais intensa na Europa e nos Estados Unidos, e mais branda no Brasil e na Austrália. [...] Foram utilizadas observações diárias da vazão de corpos d'água ao longo do período entre 1980 e 2009, coletadas em 309 bacias hidrográficas localizadas no leste da Austrália, 671 bacias hidrográficas nos Estados Unidos, 244 no Brasil e 520 na Europa. Os resultados mostram que a frequência de inundações extremas apresenta variabilidade temporal considerável. No entanto, em todas as regiões as taxas de ocorrência sugerem um relativo incremento com o tempo [...] Os aumentos foram maiores no Hemisfério Norte, sendo de 44,4% na Europa e 21,4% nos Estados Unidos. No Hemisfério Sul, as alterações foram menores, cerca de 11,6% na Austrália e 14% no Brasil. [...] Frequência de enchentes extremas aumentou nos últimos 30 anos. Ciência e Clima, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2020. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. Com base nesse texto, conclui-se que o aumento de enchentes extremas é maior no Hemisfério Norte devido A) à alta emissão de gases poluentes intensificada pela industrialização B) à contaminação química de afluentes provocada pelo despejo de esgoto. C) à retirada de vegetação nativa para o crescimento da agricultura familiar. D) ao deslizamento de encostas causado pela ocupação urbana irregular. E) ao elevado grau de impermeabilização do solo ampliado com a urbanização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B: À contaminação química de afluentes provocada pelo desejo de esgoto.
Explicação:
Espero ter ajudado.
22) Com base nesse texto, conclui-se que o aumento de enchentes extremas é maior no Hemisfério Norte devido ao elevado grau de impermeabilização do solo ampliado com a urbanização. Letra E.
Com a urbanização em franco crescimento no mundo, muitos dos seus elementos, como vias asfaltadas, estão aumentando em extensão. Porém, o ônus que isso provoca é a impermeabilização do solo, que não consegue absorver toda a água proveniente das precipitações, e para completar, as vias de escoamento de água entupidas pelo lixo, que não é descartado no local correto.
Muitas destas ruas e avenidas nas grandes metrópoles foram construídas em cima de córregos e passagens de rios, que com o tempo, acabam ruindo e trazendo prejuízos, tanto materiais, como humanos.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/1436818