(20 pontos)preciso pra hoje, sem brincadeirinhas pfvr
1. O que é um átomo?
2. O que é uma molécula? Cite um exemplo.
3. Qual a relação entre o átomo, as moléculas e os estados físicos da matéria?
4. Como você explica a mudança do comportamento das moléculas nas
transformações físicas da matéria?
5. Como estão as moléculas nos três estados físicos da matéria?
6. Explique as transformações físicas da matéria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! Boa noite amigo!
1- Um sistema de energia elétrica neutra estável, rodeado por núcleos atômicos densos e carregados positivamente, rodeados por elétrons.
2- Uma molécula é um grupo de átomos com elementos iguais ou diferentes. Exemplo: H2O - uma molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio).
3- A relação entre átomos, moléculas e o estado físico da matéria está enraizada na matéria formada por átomos e moléculas. Quando expostos a certas condições, os átomos e moléculas reagem mudando seu estado físico. Os átomos e moléculas constituem os três estados comuns da matéria na Terra: sólido, líquido e gasoso.
4- Para alterar o estado de fase de uma substância, é necessário gerar ou remover calor do corpo. O calor é a energia térmica que determina o grau de agitação molecular. Quando ele muda, vai causar uma mudança no arranjo das moléculas da substância, causando uma mudança na fase.
5- → Sólido: No estado físico desta substância, as moléculas são muito compactas, por isso têm uma forma fixa, um volume fixo e não são comprimidas. Nesse caso, a atração (coesão) domina.
→ Líquido: as moléculas aqui estão mais distantes do que aquelas no estado sólido e a força repulsiva é ligeiramente maior. O elemento neste estado tem uma forma mutável, mas um volume constante. Além dessas características, é fácil drenar a água e acomodar o formato do recipiente que a contém.
→ Estado gasoso: o movimento molecular neste estado é muito maior do que no estado líquido ou sólido. As forças repulsivas dominam, causando deformação do material ou volume constante. Se alterarmos a pressão do gás, podemos aumentar ou diminuir seu volume, portanto, pode-se dizer que é facilmente comprimido e expandido. Os elementos gasosos assumem a forma de um recipiente que os contém.
6- → Fusão: É a passagem do estado sólido para o líquido. Quando um corpo sólido é aquecido até o ponto em que a agitação dos átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser sólida e passa a ter uma movimentação maior, caracterizando o estado líquido. A temperatura constante, na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido, chama-se ponto de fusão (PF).
→ Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido. Quando é retirado calor de um corpo líquido há uma diminuição em sua temperatura e na agitação dos átomos, que passam a vibrar segundo uma estrutura sólida.
→ Vaporização: é a passagem da fase líquida para gasosa. Pode ocorrer das seguintes maneiras:
→ Evaporação: processo mais lento que ocorre espontaneamente à temperatura ambiente. Um bom exemplo são as roupas que secam nos varais. Alguns fatores aceleram a velocidade da evaporação, tais como: quanto maior for pressão atmosférica, quanto mais o líquido for volátil, quanto maior for a superfície em contato com o ar, quanto maior for a temperatura do líquido.
→ Ebulição: é a vaporização que ocorre quando fornecemos calor a um líquido. É rápida e violenta, havendo formações de bolhas. A ebulição ocorre à uma determinada temperatura constante, característica de cada líquido, chamada de temperatura de ebulição (PE).
→ Calefação: é caracterizada pela passagem instantânea do estado líquido para o gasoso, por exemplo, uma gosta d’água em uma superfície extremamente quente. Antes mesmo de tocar a superfície, a superfície mais externa do líquido passa para vapor.
→ Condensação: a passagem do estado gasoso para o líquido. A condensação ocorre quando um vapor é resfriado. Esse resfriamento pode ocorrer associado a uma compressão (aumento de pressão) do gás caracterizando a liquefação.
→ Sublimação: é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido. A passagem do estado gasoso para o sólido também pode ser chamada de cristalização. O ponto no qual a pressão de vapor da substância é igual a pressão externa é chamado ponto de sublimação. Um exemplo de sublimação, em temperatura e pressão atmosférica ambientes, é a naftalina.
Espero ter ajudado, se te ajudei por favor me ajude de volta, dando melhor resposta e apertando em "Obrigado".
Resposta:
1 é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa
2 é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes ,H2O e Cl2
3 A relação entre o átomo, as moléculas e os estados físicos da matéria radica em que a matéria é formada por átomos e moléculas que ao se expor a determinadas condições reagem mudando o estado físico dela. Átomos e moléculas constituem os três estados comuns da matéria na Terra: sólidos, líquidos e gases
4 Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes. - Átomos entre si podem se unir formando moléculas
5 Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. ... As forças de atração (coesão) predominam neste caso.
6 Essas transformações em que apenas a aparência é alterada e não há formação de novas substâncias são chamadas de transformações físicas. ... Dependendo da pressão e da temperatura em que se encontra a matéria
Explicação: