História, perguntado por diegovasques2003, 11 meses atrás

2) (UnB) Sobre as condições de trabalho dos operários no Brasil, nos primeiros anos do século XX, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O trabalhador podia ser dispensado sem direito à indenização.

b) Inexistia um sistema de previdência social, aposentadoria, e pensão.

c) Não havia legislação impondo limites à jornada de trabalho.

d) No interior das fábricas, as arbitrariedades cometidas pelos mestres e contramestres na vigilância dos trabalhadores eram motivo de inúmeras revoltas e queixas dos operários.

Soluções para a tarefa

Respondido por DudahhAraujoo
161

Resposta:

Letra A

Explicação:

Eu fiz e ta certo.


hsantosribebeirodias: obrigadinha ;)
itachimito: vlw
Respondido por larainacioredatora
12

A alternativa C) é a INCORRETA

  • c) Não havia legislação impondo limites à jornada de trabalho.

Em 1919 a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em sua primeira convenção, determinou como parâmetro, uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, e o Brasil adotou esse limite em 1932.

No entanto, já existiam lei regionais e municipais que regulamentavam jornadas de trabalho, a exemplo da lei 1.350 de 1911, no Rio de janeiro que delimitava a jornada de trabalho dos trabalhadores do comércio.

Quanto as demais:

  • a) O trabalhador podia ser dispensado sem direito à indenização (CORRETA).

O direito a indenização por dispensa do trabalhador só foi instituído pela lei 6.708/79 e posteriormente ratificado pela Consolidação das leis do trabalho.

  • b) Inexistia um sistema de previdência social, aposentadoria, e pensão (CORRETA).

Não existia um sistema de previdência social que assegurasse a toda a coletividade, como conhecemos hoje, pois este só foi instituído efetivamente em 1977.

O que existia até então, eram caixas de aposentadoria e pensão, funcionando em um sistema de capitalização que contemplavam apenas a categorias profissionais específicas.

  • d) No interior das fábricas, as arbitrariedades cometidas pelos mestres e contramestres na vigilância dos trabalhadores eram motivo de inúmeras revoltas e queixas dos operários (CORRETA).

As reinvindicações trabalhistas são datadas no Brasil do final do século XIX e início do XX.

Nos anos de 1903 e 1906, já despontavam greves do proletariado por melhores condições de trabalho nos grandes centros industriais.

Aprenda mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/748690

Anexos:
Perguntas interessantes