2) Uma das aplicações mais práticas do estudo sobre a forma dos corpos ígneos refere-se à prospecção mineral. A prospecção mineral pode ser entendida como uma série de atividades que se desenvolve visando encontrar um depósito mineral economicamente rentável. A interação das rochas ígneas com as rochas metamórficas pode ocorrer de diversas formas, conhecer a fundo essa relação pode ajudar a delimitar uma jazida, encontrar novos depósitos ao estabelecer um modelo geológico e, inclusive, estimar a quantidade de minério explorável. Considerando as rochas plutônicas, suas características e feições (formas) de ocorrência, e as rochas metamórficas, avalie as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Batólitos e plútons são feições geológicas associadas às rochas ígneas vulcânicas. b) Diques e soleiras são corpos ígneos intrusivos concordantes à foliação das rochas metamórficas. c) Magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam perpendicularmente (ou obliquamente) e as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato. d) Todos os derrames vulcânicos estão associados à um cone vulcânico (vulcão). e) Como diques e soleiras são corpos intrusivos, não é possível que essas feições sejam formadas por rochas de granularidade fina (como o diabásio ou basalto).
Soluções para a tarefa
a) Batólitos e plútons são feições geológicas associadas às rochas ígneas vulcânicas.
>> FALSO - Batólitos e plútons são rochas ígneas intrusivas (platônicas), pois se resfriam abaixo da superfície, a 10 km de profundidade. As rochas ígneas vulcânicas são aquelas que se resfriam na superfície da Terra.
b) Diques e soleiras são corpos ígneos intrusivos concordantes à foliação das rochas metamórficas.
>> FALSO - Ambas são rochas ígneas intrusivas e têm forma tabular, mas os diques são discordantes, pois cortam o acabamento da rocha encaixante. Já as soleiras são concordantes, pois ficam paralelas às camadas das rochas encaixantes.
c) Magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam perpendicularmente (ou obliquamente) as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato.
>> VERDADEIRO - Os diques são formados por magma granítico, que por conter mais ácido, é mais destrutivo. Assim, os diques cortam as rochas preexistentes, caracterizando o metamorfismo de contato, devido à sua alta temperatura.
d) Todos os derrames vulcânicos estão associados à um cone vulcânico (vulcão).
>> FALSO - Na verdade, a liberação do magma de forma mais suave, sem explosão (derrame vulcânico) está associado a uma abertura maior na superfície terrestre, ou seja, a uma abertura menos estreita, como é a de um vulcão. O formato cônico é o responsável pelas erupções explosivas.
e) Como diques e soleiras são corpos intrusivos, não é possível que essas feições sejam formadas por rochas de granularidade fina (como o diabásio ou basalto).
>> FALSO - Os diques e soleiras possuem granulações variadas, podendo ser diabásicos, basálticos, graníticos ou riolíticos.
Alternativa C.
Resposta:
Magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam perpendicularmente (ou obliquamente) e as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato.