2.
Um paciente com paralisia cerebral, acompanhado por sua mãe, está sendo atendido em um ambulatório do plano de saúde contratado pela sua família para assisti-lo. Durante o atendimento, a enfermeira identificou que ele e a sua mãe estão com rebaixamento de humor, provavelmente, devido à condição crônica da doença, que exige resiliência e mecanismos de enfrentamento diferenciados, o que está impactando em baixa adesão ao tratamento. Diante desse contexto, a enfermeiro procedeu:
I. acionando um psicólogo,
porque
II. as necessidades em saúde apresentadas pelo paciente e pela sua mãe exigiam a presença desse profissional para potencializar as práticas de enfermagem em relação à adesão ao tratamento.
A partir da análise dessas asserções, qual alternativa está correta?
A.
As asserções I e II estão corretas.
B.
As asserções I e II estão incorretas.
C.
A asserção I está correta, e a asserção II está incorreta.
D.
A asserção I está incorreta, e a asserção II está correta.
E.
As asserções I e II são contraditórias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A. As asserções I e II estão corretas.
Explicação:
O atendimento às necessidades em saúde decorre da obrigatoriedade de integração entre os membros da equipe multidisciplinar, com o objetivo de oportunizarem ações colaborativas centradas no paciente e comprometidas em responder, efetivamente, às suas necessidades. No caso apresentado, para que a enfermeira obtenha sucesso em suas orientações para fomentar a adesão ao tratamento, faz-se necessária a intervenção psicológica – o que configura a natureza de interdependência entre os cuidados providos.
Perguntas interessantes