2. Um composto de sódio (NaN3) é utilizado nos air-bags — dispositivos de segurança presentes em muitos automóveis. Quando esses dispositivos são acionados, a rápida decomposição do NaN3 origina N2, e esse gás infla os air-bags conforme equação química descrita abaixo:
NaN3 (s) → N2 (g) + Na(s)
Na tentativa de balanceá-la, um estudante escreveu assim:
NaN3 → N3 + Na
Explique qual foi o erro cometido e diga como o estudante deveria ter procedido para que a equação ficasse corretamente balanceada.
Soluções para a tarefa
Para balancear uma equação química, podemos alterar os coeficientes estequiométricos conforme a necessidade. Mas nunca podemos mexer nos índices das fórmulas, que identificam a proporção de átomos que compõem uma determinada molécula.
No exercício, o estudante cometeu um erro grave ao colocar a fórmula do gás nitrogênio (N₂) como N₃, que não se encaixa em nenhuma teoria sobre ligações químicas.
a) S8 + MgCl2 →
b) F2 + CaBr2 →
c) Al + 3 AgNO3 →
d) Cu + NiCl2 →
Dados: Al (família IIIA)
F e Br (família VIIA)
[NO3]-
Resposta:
- para que uma reação esteja balanceada, o nº de átomos (íons) de cada elemento químico do 1º membro da equação química tem que ser igual ao nº de átomos do elemento no segundo membro;
Reação balanceada que ocorre:
2 NaN₃(s) → 3 N₂(g) + 2 Na(s)
- o estudante errou ao ter alterado a formação da molécula de nitrogênio;
- o nitrogênio forma uma molécula diatômica (N₂) que deve ser mantida no balanceamento;
- os coeficiente da equação química é que devemser modificados para balancear a equação química;
- observe que temos nºs iguais de átomos de todos os elementos químicos, nos dois membros da equação: 2 Na e 6 n e mantivemos a estrutura da molécula de nitrogênio (N₂).
6 N