2. (Ufu 2006) "Em sua teoria do conhecimento, Tomás de Aquino substitui a doutrina
da iluminação divina pela da abstração, de raizes aristotélicas: a única fonte de
conhecimento humano seria a realidade sensivel, pois os objetos naturais encerrariam
uma forma inteligível em potência, que se revela, porém, não aos sentidos que só
podem captá-la individualmente -mas ao intelecto."
INÁCIO, Inês C. e LUCA, Tânia Regina de. O pensamento medieval. São Paulo: Ática,
1988, p. 74.
Considerando o trecho citado, assinale a alternativa verdadeira.
a) O texto faz referência à influência de Aristóteles no pensamento de Tomás de
Aquino, que se opõe, em muitos pontos, à tradição agostiniana, que tinha influência de
Platão.
b) O texto expõe a doutrina da iluminação, formulada por Tomás de Aquino para
explicar a origem de nosso conhecimento.
c) Para Tomás de Aquino, a realidade sensível é apenas uma cópia enganosa da
verdadeira realidade que se encontra na mente divina.
d) Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação pela teoria da abstração
aristotélica, a fim de mostrar que a fé em Deus é incompatível com as verdades
científicas.
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52
Resposta:
a) O texto faz referência à influência de Aristóteles no pensamento de Tomás de
Aquino, que se opõe, em muitos pontos, à tradição agostiniana, que tinha influência de
Platão.
Explicação:
a) Tomás de Aquino tomou Aristóteles por inspiração para sua filosofia e Agostinho tomou Platão. Os medievais herdaram os pontos conflitantes da filosofia dos gregos.
b) A teoria da iluminação pertence a Agostinho.
c) Essa é uma ideia defendida por Agostinho na teoria da iluminação.
d) Tomás de Aquino acreditava que Deus podia ser racionalmente conhecido, por isso não via grande distanciamento entre fé e ciência.
brenotarcio54:
obrigado
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2
Resposta:
a resposta a é a correta
Explicação:
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