2. (Uerj 2017) Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido
aos valores cristãos, tornou-se humanizado. O pintor holandês
Albert Eckhout representou essa ruptura conceitual na sua
obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os
índios “aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família,
andavam vestidos (foram “domesticados”), estavam acessíveis
ao trabalho cotidiano, enquanto os índios “bravos” (bárbaros)
eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos
esquartejados como alimentação, e guerreavam os
colonizadores.
Adaptado de OLIVEIRA, J. P. e FREIRE, C. A presença indígena
na formação do Brasil.
Brasília: MEC LACED/Museu Nacional, 2006.
Os retratos de indígenas acima revelam algumas das
intenções por parte dos agentes da colonização, como a
Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na
América Portuguesa no século XVII.
Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo
econômico dos colonizadores que explique a forma pela qual
os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma
de resistência indígena à colonização que j
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o objetivo econômico dos colonizadores era fazer com que os índios trabalhassem para eles( com péssimas condições e salários muito baixos), com isso os lucros seriam cada vez maiores.
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