ENEM, perguntado por carlosmaringaaldori, 7 meses atrás



2 – (UEM)“Neste maio de 2014, o sujeito dominante das manifestações coletivas tem cara, nome e até endereço. Não usa máscara porque ele é a própria máscara. São entidades sindicais e corporativas, as das reivindicações previsíveis e compreensíveis. Não raro são cúmplices do que questionam, como os desmandos que culminam na inflação alta, na corrosão dos salários, nas carências que não são as do catálogo do Fome Zero. Em 2013, o povo supostamente manso, diluído no sistema de cooptações que enquadrou a sociedade inteira nas conveniências do poder e do partido que governa, deu o primeiro aviso que mansidão tem limite. A surpresa é que, em 2014, a forma é outra, mas o recado é o mesmo: a cumplicidade tem seu dia de basta.” (MARTINS, J. S. O variável humor das ruas, in O Estado de São Paulo, Caderno Geral, 24/05/2014). De acordo com as teorias sociológicas sobre movimentos sociais e participação política e com base no texto acima, assinale o que for correto:
01) O movimento do Passe Livre, que ganhou as ruas de várias cidades brasileiras em 2013, não era legítimo e, por isso, os sindicatos tomaram a frente nas negociações em 2014.
02) Tanto as manifestações de entidades sindicais e corporativas quanto as manifestações populares são expressões coletivas e políticas legítimas.
04) Em sociedades democráticas, mesmo que os governos recebam apoio popular, não significa que os movimentos sociais e populares devam abandonar as manifestações públicas de suas críticas e insatisfações.

08) O Programa Fome Zero solucionou os problemas sociais do Brasil e, por isso, não há necessidade de manifestação dos movimentos sociais e populares.
16) Aqueles sindicatos que apoiaram candidatos que foram eleitos nas eleições presidenciais não têm direito de se manifestar criticamente em relação às decisões do governo atual.

Soluções para a tarefa

Respondido por ToquioItuno
3

(01)

  • Incorreta. Uma característica dos movimentos sociais é que não existe um órgão externo que lhe confira legitimidade. Esta advém de sua própria capacidade de mobilização dos atores sociais.

(02)

  • Correta. Tanto as manifestações de entidades sindicais e corporativas como as manifestações populares são expressões coletivas e políticas legítimas.

(04)

  • Correta. Em sociedades democráticas, mesmo que os governos recebam apoio popular, não significa que os movimentos sociais e populares devam abandonar as manifestações públicas de suas críticas e insatisfações.

(08)

  • Incorreta. A eficácia de um programa social não anula motivações para mobilização, pois a complexidade da vida social sempre traz novas demandas que estão reprimidas.

(16)

  • Incorreta. O apoio a um determinado candidato ou grupo político não é motivo deslegitimador para a propositura de críticas.
Perguntas interessantes