2. (Uel 2015) Leia o texto a seguir:“A ideia de progresso manifesta-se inicialmente, à época do Renascimento, como consciência de ruptura. [...] No século XVIII tal ideia associa-se à consciência do caráter progressivo da civilização, e é assim que a encontramos em Voltaire. Tal como para Bacon, no início do século XVII, o progresso também é uma espécie de objeto de fé para os iluministas. [...] A certeza do progresso permite encarar o futuro com otimismo”.(Adaptado de: FALCON, F. J. C. Iluminismo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 61-62.)Na primeira metade do século XX, a ideia de progresso também se transformou em objeto de análise do grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social vinculado à Universidade de Frankfurt.Tendo como referência a obra de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar: *
5 pontos
(A) Por serem herdeiros do pensamento hegeliano, os autores entendem que a superação do modelo de racionalidade inerente aos conflitos do século XX depende do justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão.
(B) A despeito da Segunda Guerra, a finalidade do iluminismo de libertar os homens do medo, da magia e do mito e torná-los senhores autônomos e livres mediante o uso da ciência e da técnica, foi atingido.
(C) Os autores propõem como alternativa às catástrofes da primeira metade do século XX um novo entendimento da noção de progresso tendo como referência o conceito de racionalidade comunicativa.
(D) Como demonstra a análise feita pelos autores no texto “O autor como produtor”, o ideal de progresso consolidado ao longo da modernidade foi rompido com as guerras do século XX.
(E) Em obras como a Dialética do esclarecimento, os autores questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
Em obras como a Dialética do esclarecimento, os autores questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.
Resposta correta
Explicação:
gismaisa:
obrigado pela explicação, amei, nota 0
Respondido por
4
Adorno e Horkheimer, autores da Escola de Frankfurt, acreditavam que a noção de progresso foi deturpada pelo capitalismo selvagem (E).
O que pensavam Adorno e Horkheimer?
- Na obra intitulada "Dialética do Iluminismo", Adorno e Horkheimer, filósofos da Escola de Frankfurt, analisavam sobre o conceito de Indústria Cultural, embora apresentando ideias distintas sobre o assunto.
- Os pensadores cunharam a "crise da razão humana", pois o cenário de guerras não representava o homem segundo a sua racionalidade.
- A razão humana era sinônimo do agir correto, do limite quanto às paixões, do dever ético. Porém, o contexto mostra que a razão humana é falha e foi manipulada socialmente para o mal.
Saiba mais sobre Adorno e Horkheimer em: brainly.com.br/tarefa/19081783
Anexos:
Perguntas interessantes