2- Sobre os conflitos que atingiram a antiga Iugoslávia, marque a alternativa errada:
a) trata-se de um dos mais antigos conflitos europeus, cujas raízes, dentre outras, encontram-se na diversidade étnica dos povos que habitam as várias unidades políticas da região.
b) um dos momentos significativos dos conflitos na região ocorreu às vésperas da I Guerra Mundial, com as chamadas Guerras balcânicas.
c) a crise do Leste europeu favoreceu a fragmentação da região, levando à eclosão das rivalidades nacionais.
d) após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.
e) um traço marcante do conflito é a diversidade religiosa que opõe, genericamente, cristãos ortodoxos, católicos e muçulmanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.
Explicação:
A ex-Iugslávia, atingida por conflitos nos anos 90, não se manteve unida sob a economia capitalista. O país, esteve inicialmente sob relativa influência da União Soviética, adotando o sistema socialista.
A alternativa (d) está incorreta sobre a situação da ex-Iugoslávia porque ela não possuía uma economia capitalista.
A região, apesar da influência socialista, era um regime que pode ser considerado um pouco mais aberto. Desentendimentos ideológicos entre Tito e Stálin, fizeram a Iugoslávia se manter neutra no bloco soviético no ano de 1948.
Como seu exército, o marechal Tito foi o grande responsável pela expulsão dos nazistas da região, ele teve maior liberdade comandar e mudar seu estado ao contrário de outros países comunistas influenciado por Stálin.
Mesmo assim, a região sofria um forte controle repressivo. Com suas particularidades, a região foi um país comunista até a sua fragmentação no início dos anos 90.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17136221