O modelo _______________ é uma forma sequencial de desenvolvimento de software, em que o ciclo de vida de um projeto começa pelos _____________, seguindo pelas especificações e modelagem, passando pela codificação e testes até chegar à ____________ e __________. PINHEIRO, A. F. Fundamentos da Engenharia de Software: análise, modelagem e métrica. 1. ed. v. 3. Recife: Selo Editorial, Publicação Independente, 2015. Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marque Alternativa 4:
Cascata; requisitos; implantação; manutenção.
Explicação:
Não tenho certeza
Resposta:
Alternativa 4 : Cascata, requisitos, implantação e manutenção.
Explicação:
O modelo cascata — também conhecido como processo Waterfall — é uma metodologia de desenvolvimento de software surgida na década de 1970. Sua principal característica é a divisão das tarefas em etapas predeterminadas, que são executadas de forma sequencial.
Isso quer dizer que é preciso finalizar todas as tarefas de uma etapa para que seja possível passar para a seguinte. Ao cumprir todas as etapas, o resultado será um produto de software funcional, pronto para ser entregue ao cliente.
Quais as etapas do modelo cascata?
O modelo cascata é dividido em cinco etapas: levantamento de requisitos, projeto, implementação, realização de testes e manutenção do sistema. Veja o que é feito em cada uma a seguir.
Levantamento de requisitos
Na primeira etapa é feito o levantamento de requisitos com o cliente, para entender suas expectativas e definir quais funcionalidades devem ser implementadas no sistema. É preciso que isso seja feito com cuidado para que o objetivo do software seja atingido, já que isso vai nortear todas as etapas seguintes.
Projeto
Nessa etapa é feito um planejamento das etapas seguintes, por meio da:
- criação de um cronograma;
- definição de tarefas com base nos requisitos;
- estimativa da finalização de cada etapa;
- montagem do time de desenvolvimento;
- modelagem da interface e arquitetura do sistema etc.
Implementação
Nessa etapa, as pessoas programadoras codificam o software de acordo com os requisitos e as especificações do projeto. A duração dessa fase depende da quantidade de pessoas no time e também da complexidade e quantidade de funcionalidades do sistema.
Testes
Com o código pronto, é preciso testá-lo para verificar se ele realmente cumpre seu objetivo ou se houve algum erro. As falhas encontradas devem ser corrigidos pela equipe desenvolvedora antes de seguir para a próxima etapa.
Implantação e manutenção
Após os testes e a correção de erros, o sistema é implantado para que o cliente veja o resultado final. Caso seja necessária alguma mudança, o software deve passar por uma manutenção, que pode ser feita com a reaplicação do modelo em cascata.
Fonte: https://blog.betrybe.com/tecnologia/modelo-cascata/