2- Sobre defeitos enzimáticos no metabolismo dos carboidratos, responda sobre o caso clínico abaixo: O paciente apresenta vômito e diarreia logo após a ingestão de leite o médico solicita a realização do teste de tolerância à lactose. No teste de tolerância a lactose o paciente ingere uma quantidade padrão de lactose, e as concentrações plasmáticas de glicose e de galactose são medidas em intervalos. Em pessoas com metabolismo de carboidrato normal, os níveis de glicose e galactose aumentam até, no máximo, em cerca de 1 hora, e então diminuem. As concentrações sanguíneas de glicose e de galactose do paciente não aumentaram durante o teste. Por que a glicose e a galactose aumentam no sangue e depois diminuem durante o teste em pessoas saudáveis? Por que não aumentam no paciente apresentado?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Isso ocorre por que após a ingestão a glicose e galactose sofrem o processo de digestão em vão para o fígado, no fígado elas são exportadas para corrente sanguínea, ao chegar no sangue, chegam em um alto volume de uma vez, com isso o pâncreas é avisado dos aumentos desses monômeros no sangue e secreta insulina.
A insulina é liberada no sangue e atua em todas as células do corpo, aumentado a absorção de glicose por parte dessas, com isso a glicose e lactose começam a ser absorvidas em maior quantidade e baixam seus níveis plasmáticos.
Perguntas interessantes