2- Resuma a teoria do "choque das civilizações" no mundo pós guerra fria.
Soluções para a tarefa
O cientista, Samuel P. Huntington com seus estudos desenvolveu uma teoria denominada “Choque de Civilizações”. Segundo Huntington, a política mundial estava entrando em uma nova fase, orientada pelas diferenças culturais entre as civilizações. Os principais conflitos desse período ocorriam entre nações de diferentes civilizações, o que ele chamou de choque de civilizações.
Esta teoria discute que as identidades culturais e religiosas dos povos serão as principais fontes de conflito no mundo pós Guerra Fria, indo na “contramão” de alguns teóricos que afirmavam que seriam os estados nacionais as únicas alternativas ideológicas vigentes depois da Guerra Fria. Ou seja, para Huntington os conflitos de grandes proporções não sucederão entre as classes sociais e sim entre os povos pertencentes a diferentes entidades culturais e religiosas.
A tese de Huntington emergiu logo após o fim da Guerra Fria, quando o mundo atravessava um período repleto de transformações sociais e ideológicas, com acrescente da democracia liberal e do capitalismo de mercado, diminuindo o número de regimes comunistas no mundo. A intensificação da globalização, acarretou no aumento significativo da interação dos países no sistema político internacional. Por essa razão, houve uma crescente independência dos estados e um aumento de dissonâncias entre eles. Assim, de acordo com a teoria de Huntington, essas dissonâncias estão relacionadas a questões culturais.
Espero ter ajudado! Bons estudos!❤