Português, perguntado por matheusbeuchamp, 4 meses atrás

2. que o sintagma "retrocesso humano e social" expressa no título? O que o uso desse sintagma pode provocar no leitor do jornal?

3. Leia novamente o primeiro parágrafo.

Ressurgem no congresso Nacional e no âmbito do governo federal discussões que o Brasil volte a adotar o modelo de escolas especiais exclusivas para crianças com deficiência, sobretudo para aquelas com comprometimentos cognitivas severas ou com comportamento que foge muito ao que se tem de padrão: um aluno calado, sentado na carteira escolar e que não dá trabalho.

a) Qual é a função dos dois-pontos utilizados nesse trecho?

b) De que outra forma a mesma informação poderia ser apresentada?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

a) Qual é a função dos dois-pontos utilizados nesse trecho?

Uma explicação.

b) De que outra forma a mesma informação poderia ser apresentada?

.......sobretudo para aquelas com comprometimentos cognitivas severas ou com comportamento que foge muito ao que se tem de padrão que é um aluno calado, sentado na carteira escolar e que não dá trabalho.

Respondido por jalves26
0

2. O sintagma "retrocesso humano e social" expressa a desaprovação do redator em relação à ideia de isolar crianças com deficiência em escolas especiais.

3. a) Os dois-pontos têm a função de introduzir uma explicação sobre o que seria um aluno com comportamento padrão. Seria um aluno calado, sentado na carteira escolar e que não dá trabalho.

b) A mesma explicação poderia ser introduzida por um travessão ou parênteses.

Sinais de pontuação

Como a última frase do texto corresponde a um esclarecimento ou explicação, poderia ser colocado entre parênteses ou isolado por travessão. Assim:

"[...] com comportamento que foge muito ao que se tem de padrão (um aluno calado, sentado na carteira escolar e que não dá trabalho).".

Tarefa completa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40458688

Mais sobre sinais de pontuação em:

https://brainly.com.br/tarefa/15138677

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes