Geografia, perguntado por pedro331preto, 10 meses atrás



2- Quais são os principais blocos econômicos do continente americano? O Brasil faz parte de
qual importante bloco?
3- É possível um país participar de mais de um bloco econômico? Justifique com exemplos do
mapa.
4- No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos
regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a
zona de livre comércio. Defina com suas palavras o que você compreende sobre zona de
livre comércio e dê exemplos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por iangoracegame
74

Resposta:

1 — Qual é o principal objetivo de um bloco econômico?

Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.

2 — Quais são os principais blocos econômicos do continente americano? O Brasil faz parte de qual importante bloco?  

O mais conhecido bloco que o Brasil é integrante é o Mercosul (Mercado Comum do Sul). Fundado em 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção. Junto aos brasileiros, Argentina, Paraguai e Uruguai são membros ativos. Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru são apenas associados, sem poder de voto

3 — É possível um país participar de mais de um bloco econômico? Justifique com exemplos do mapa.

É possível que o mesmo país participe da blocos econômicos diferentes.

Podemos considerar os blocos econômicos como a formação de grupos de mercados com o objetivo de integrar a economia de seus membros.

Um exemplo é o Canadá.  O país participa do NAFTA – North America Free Trade Agreement, onde são integrados os Estados Unidos, Canadá e o México. Foi criado em 1993.

Temos também a Zona de Livre Comércio onde acontece uma redução de tarifas entre países que participam de um mesmo bloco como acontece no NAFTA.  

O Canadá participa também da OMC e do  OCDE.

4 — No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Estes blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio. Defina com suas palavras o que você compreende sobre zona de livre comércio e dê exemplos.

Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.

A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma união aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum (como, por exemplo, uma tarifa externa comum), adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área.

As áreas de livre comércio são criadas por meio de acordos de livre comércio (ALCs) entre dois ou mais Estados.

Existem diversas modalidades de Zonas Livres de Comércio:

"União Aduaneira" - Adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados.

"Mercado Comum" - Elimina tarifas alfandegárias e permite a livre circulação de pessoas, capital e mão-de-obra entre os países membros.

"União Econômica e Monetária" - Elimina tarifas alfandegárias, permite livre-circulação de cidadãos dos países membros e unifica a moeda em circulação entre esses países. Ex.:  

União Europeia.

5 — Observe a charge:

Qual a crítica que a charge nos transmite? Qual a possível resposta para a dúvida apontada na charge?

Explicação:

hi


luzzfxz: clk obg mesmo
luzzfxz: ta muito crande mais obg obg obg obg
yasminketlen2: obrigada. ❤️ mas acho que vc esqueceu de responder a 5
raphamarisa: Resumo
leidianesantos201913: Queria resumindo mais brigadão :)
kimmyumyu2: 5?
gamesnilce: pegar do wikipédia até eu queria mo
iangoracegame: cara se não tá satisfeito tem outras milhares de respostas
Respondido por LarissaMoura3
0

2 - Os principais blocos econômicos do continente americano são os seguintes: NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas),  ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).

O bloco mais importante ao qual o Brasil faz parte é o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Esse bloco econômico foi estabelecido no ano de 1991 e é constituído por Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Objetiva a eliminação de barreiras comerciais entre os países membros.  

3 - Sim, é possível que um país participe de mais de um bloco.

Um exemplo é o próprio Brasil, que além de fazer parte do MERCOSUL, também faz parte do G-20, do BRICs - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul, da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, G- 15, Cúpula Iberoamericana, Aliança de Civilizações, ALC – EU - Cúpula América Latina, Caribe e União Europeia, ASA - Cúpula América do Sul – África, FOCALAL - Fórum de Cooperação América Latina – Ásia do Leste e ASPA - Cúpula América do Sul-Países Árabes.

4 - A zona de livre comércio corresponde ao conjunto de países que realizam acordos de concordância com a finalidade de eliminação das tarifas sobre os bens comercializados entre esses países.

São exemplos de zonas de livre comércio: NAFTA, MERCOSUL, ALC.

Os blocos econômicos são grupos de países que se uniram devido aos seus interesses em comum e visa à garantia de crescimento econômico para os países membros. Existem quatro tipos de blocos econômicos: zona de livre Comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

Saiba mais sobre blocos econômicos em: https://brainly.com.br/tarefa/4810235

Saiba mais sobre o MERCOSUL em: https://brainly.com.br/tarefa/1965180

Saiba mais sobre zona de livre comércio em: https://brainly.com.br/tarefa/7981688

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes