2 Quais são as interpretações historiograficas
acerca das relações entre
Colônia e metrópole?
Soluções para a tarefa
As interpretações historiográficas dizem respeito a como cada elemento desse foi tratado pelos historiadores.
Nesse aspecto, temos que a colônia pode ser tida como o local de exploração da metrópole. Ao longo da história tivemos outras formas de colônia como a de povoamento, esta estando presente na região norte da América.
Já a metrópole envolve um centro de poder que está geralmente relacionada aos países da Europa e que comandava diversas colônias.
Há inúmeras interpretações historiográficas acerca de como essas relações foram configuradas e cada uma dessas versões explica a eclosão das revoltas de forma diferenciada. Uma delas é a de total dependência da colônia, impossibilitando assim, qualquer movimento de questionamento. Entretanto, existe uma interpretação que contesta essa ideia, onde destaca certa autonomia da colônia, que quando ameaçada, gerariam conflitos. Uma interpretação mais recente, pautada na “economia do dom” que baseava-se na troca de favores entre o soberano e os colonos. O rei concedia mercês e favores aos seus vassalos e, em troca, recebia deles fidelidade incondicional; entretanto, em vários momentos esses favores não foram cumpridos, desencadeando rebeliões.