2.Quais as principais características dos dois textos quanto à forma, linguagem e função?
A)Texto 1 e texto 2 são prosa ; a linguagem do texto 1 é denotativa , do texto 2 é conotativa , a função dos dois é emocionar .
B)Texto 1 é prosa , texto 2 poema , a linguagem do texto 1 é conotativa , do texto 2 denotativa , a função dos dois é refletir sobre o amor .
C)Texto 1 é um poema , texto 2 prosa , a linguagem do texto 1 é conotativa , texto 2 denotativa , ; a função do texto 1 é refletir sobre o amor , a do texto 2 é emocionar .
D)Texto 1 é prosa, texto 2 poema; a linguagem do texto 1 é denotativa , do texto 2 conotativa, a função do texto 1 é refletir sobre o amor e seu sentido em nossas vidas , texto 2 emocionar, encantar.
E)Os dois textos são idênticos tanto na forma como na linguagem e possuem a mesma função
Texto 1 Uma coisa inútil
Alguém pode me dizer qual é a utilidade do amor? Até hoje ninguém me convenceu. Ele, o amor, é inteiramente inútil .Como a vida. Não tem utilidade. Ter filhos, amigos, tudo tão inútil como a arte. Uma ideia, esta da inutilidade , que me parece ter comparecido em algum escrito de Kant. Na crítica da Razão Prática? Não sei .E essa ignorância em assuntos filosóficos me dá coceira no corpo todo. Bem, se não foi o Kant, alguém deve ter dito isso, e juro que não fui o inventor.
Penso nessas coisas quando tenho de ouvir umas pessoas dizendo que a literatura é uma coisa inútil. Sou obrigado a concordar .Se amigo e filho têm utilidade, não são mais amigo e filho, passando à categoria de instrumento. Enfim, servem para alguma coisa.
Apesar disso, continuo lendo, e cada vez com com maior paixão .E continuo vivo nem sei pra quê , pois se a vida também é inútil. Essa é uma afirmação perigosa, em alguns sentidos letal, pois há pessoas que não se interessam por coisa alguma que não tenha utilidade.(...)
Texto 2
O "adeus" de Teresa
A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala
E ela, corando, murmurou-me: "adeus."
Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus
Era eu Era a pálida Teresa!
"Adeus" lhe disse conservando-a presa
E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"
Passaram tempos sec'los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - "Voltarei! descansa!. . . "
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela, em soluços ,murmurou-me: "adeus!
Soluções para a tarefa
Resposta:
É a letra D
Explicação:
A alternativa correta sobre os textos é a Letra D (Texto 1 é prosa, texto 2 poema; a linguagem do texto 1 é denotativa , do texto 2 conotativa, a função do texto 1 é refletir sobre o amor e seu sentido em nossas vidas , texto 2 emocionar, encantar).
O texto 1 é uma prosa, que é um tipo de linguagem escrita corrida e organizada em parágrafos, com a finalidade de expor fatos da história.
Outra característica do texto 1 é ter uma linguagem denotativa, com o sentido literal das palavras, fazendo refletir sobre o amor e como ele se aplica em nossas vidas.
Já o Texto 2 é um poema, que é um tipo de texto escrito em modo de versos, organizado em estrofes. Eles podem ser brancos, livres ou regulares.
O Texto 2 ainda tem uma linguagem conotativa também conhecida por ser figurada, que nos encanta e nos emociona com sua escrita.
Os dois textos mostram uma variedade de tipos linguísticos encontrados na Língua Portuguesa.
Para saber mais sobre denotação e conotação clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/5040631
Bons estudos!