Geografia, perguntado por giovanaemferreira88, 10 meses atrás

2) (Pesquisa)Dois tipos de florestas distintas estão presentes no Brasil, a Floresta de Araucárias e a Mata dos Cocais. A) Escreva sobre os dois tipos de florestas, considerando características específicas das duas árvores (araucárias e cocos), além da fauna e da flora.

Soluções para a tarefa

Respondido por luaa211
5

Resposta:Mata das Araucárias: A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais corresponde a uma “mata de transição” brasileira e está situada no Bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Floresta com Araucária ou Floresta Ombrófila Mista possui clima subtropical, ou seja, com as estações do ano bem definidas, onde os invernos são frios e os verões quentes. Isso indica sua elevada amplitude térmica (verão com temperaturas médias de 25° e inverno com temperaturas que atingem 0°). O solo que apresenta as melhores características para o desenvolvimento das araucárias é a "terra roxa" que fica localizada no oeste do Paraná. Ela tem origem vulcânica e cor vermelha, resultado da decomposição do basalto. Esta árvore pode medir de 20 a 50 metros de altura, possui sua copa voltada para o céu, o tronco cilíndrico e reto; sua espessura pode variar de 90 a 180 cm, com uma casca grossa (com até 10 cm de espessura), cor marrom-arroxeada, áspera e rugosa. A Mata das Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação às espécies animais e plantas, uma vez que está localizado na Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo.

É importante destacar que muitos animais sofrem o risco de extinção sendo alguns deles endêmicos da região, ou seja, que vivem e se desenvolvem somente neste tipo de ambiente. Na lista dos animais que correm o risco de extinção estão: a onça-pintada, macaco-prego, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, jaguatirica, preguiça-de-coleira e o tamanduá.

Mata dos cocais: A Mata dos Cocais representa um dos ecossistemas brasileiros situado no nordeste do país (meio-norte do Brasil), entre os biomas da Amazônia, a oeste, a Caatinga, a leste e Cerrado, ao sul. A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” e está localizada entre as florestas úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão (caatinga). Assim, o clima dessa região varia de acordo com o local, sendo equatorial úmido a oeste e semiárido a leste, com temperatura média anual de aproximadamente 26 °C, marcado, em sua maioria, por inverno seco e verão chuvoso. Da flora desse rico ecossistema, dois tipos de palmeiras se destacam, o babaçu(popularmente coco-de-macaco), árvore símbolo da Mata de Cocais, nos estados do Maranhão e Piauí, e, nas regiões mais úmidas, e a carnaúba (Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte). Por ser uma mata de transição, a fauna das Mata dos Cocais é muito diversa com presença de animais dos biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado. Apresenta diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, donde se destacam a arara-vermelha, gavião-rei, ariranha, gato-do-mato, macaco-prego, lobo-guará, boto, jacu, paca, cotias, acará-bandeira, dentre outros.Grande ocorrência de palmeiras donde as mais emblemáticas são árvores de grande porte como o babaçu, o buriti, o açaí, a carnaúba e a oiticica, importantes no desenvolvimento econômico da região. Outras frutas como caju, manga e tamarindo são comuns na região; diversas árvores que surgem na paisagem são: Caneleiro, Aroeira, Ipê, Sapucaia, dentre outras.

Explicação: Tentei resumir, mas a pesquisa é grande. Espero ter ajudado! :)


giovanaemferreira88: obrigaduuu
Perguntas interessantes