Pedagogia, perguntado por carlabeatrizsanchez, 1 ano atrás

2) “Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue / Como beber dessa bebida amarga / Tragar a dor, engolir a labuta / Mesmo calada a boca, resta o peito / Silêncio na cidade não se escuta / De que me vale ser filho da santa / Melhor seria ser filho da outra / Outra realidade menos morta / Tanta mentira, tanta força bruta” (Cálice, de Chico Buarque). Sobre o trecho acima, podemos dizer que: a) para interpretar a letra, temos de conhecer o ritmo da música, que complementa o sentido do que quis dizer o autor. b) a música fala sobre alguém que tem problemas com a bebida e entende que não pode tomar mais um gole, sob pena de não aguentar a realidade que vive. c) para interpretar a letra, temos de conhecer pessoalmente quem a escreveu e entender os dramas que vivia no momento da escrita, e só assim poderemos compreendê-la. d) a música fala sobre alguém que tem problemas com a bebida e entende que somente continuando a beber poderá sobreviver na sociedade. e) para interpretar a letra, temos de conhecer a crítica social do contexto social-político da sociedade brasileira que viveu a ditadura, pois, para que as músicas passassem pela censura, era preciso imbuir o teor de duplo sentido.

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicawhovian
16

Resposta:

e)

Explicação:

grande música!

Respondido por jessicacnp
10

Resposta:

e) para interpretar a letra, temos de conhecer a crítica social do contexto social-político da sociedade brasileira que viveu a ditadura, pois, para que as músicas passassem pela censura, era preciso imbuir o teor de duplo sentido.

Explicação:

Essa é uma música de duplo sentido que, para ser interpretada, é necessário conhecer o contexto social-econômico-político da sociedade brasileira na época em que foi criada.

Perguntas interessantes