Português, perguntado por brunapothin, 1 ano atrás

2. Os diálogos são raros no romance.a. No momento em que o menino mais velho começa a chorar e se senta no chão, exausto, quais são as primeiras reações e qual é o desejo de Fabiano diante daquela situação? O que essas reações revelam a respeito dessa personagem?b. E sinhá Vitória, como reage nessa circunstância? Como se comunica com Fabiano? c. O que os sons emitidos pelo papagaio revelam sobre a comunicação na família? d. Levante hipótese: Que efeito de sentindo essa escassez de diálogos constrói na narrativa

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
359
Olá!!! Bom vamos lá!

Vejo que estamos falando do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, primeiro é importante entendermos que as personagens vivem em uma realidade onde a terra é seca, mas o livro nos mostra o tempo todo que o homem também é seco.

Essa seria a cena da morte da cachorra Baleia, onde o menino fica triste pois ela era o amigo que ele tanto queria, podemos dizer que não temos diálogo na narrativa toda, isso se percebe na família, as personagens não conversam e quando conversam ainda não coisas boas ou ainda são sons de animais.

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por feekdodiou123
716

Olá, vou lhe ajudar nessas questões.

A - Fabiano fica bravo ao ver aquela situação, e o desejo dele é de matar o menino que estava ali chorando. Essas reações revelam um personagem “seco”, que é estressado e que não se importa com o próximo.

B - Sinhá Vitoria se comunica por grunhidos, sons que demostra o que ela deseja.

C - Demonstra que a família não mantinha um diálogo, pois quando existia um, era para falar coisas ruins, ou era sons de animais.

D - Isso revela a escassez não só do diálogo familiar, mas também pelo ambiente onde eles estão, mostrando o que a seca e a miséria faz com as pessoas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes