2. Observando o mapa “Atividade Comercial Marítima Internacional” que está na segunda folha responda: a) Quais são os trechos oceânicos comercialmente mais movimentados do mundo? b) As cidades portuárias brasileiras e argentinas sofreram grande queda comercial após a inauguração do Canal do Panamá, em 1914. Por quê? c) Antes da inauguração do Canal de Suez, em 1869, as mercadorias levadas por navios que iam da Ásia para a Europa passavam por qual ponto estratégico? 3. Quais são as características de integração existentes na União Europeia e que ainda não existem no Mercosul? 4. A Nova Rota da Seda pretende interligar a China com qual região do mundo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(A) Quais são os trechos oceânicos comercialmente mais movimentados do mundo?
De maneira geral é possível definir o Oceano Atlântico como o trecho mais movimentado do mundo pois liga o mercado europeu ao americano.
(B) As cidades portuárias brasileiras e argentinas sofreram grande queda comercial após a inauguração do Canal do Panamá, em 1914. Por quê?
Pois a única maneira viável de contorno do continente americano era contornando a América do Sul através do Estreito de Beagle ou Cabo Horn). Com base nessa estratégia, as cidades portuárias brasileiras e argentinas eram beneficiadas pelo reabastecimento de navios que buscavam tal viagem.
(C) Antes da inauguração do Canal de Suez, em 1869, as mercadorias levadas por navios que iam da Ásia para a Europa passavam por qual ponto estratégico?
Tais embarcações contornavam o continente africano pelo extremo sul da região (também conhecido como Cabo da Boa Esperança) na África do Sul.
3. Quais são as características de integração existentes na União Europeia e que ainda não existem no Mercosul?
As características giram em torno dos âmbitos jurídicos e econômicos. Sob esse viés, destaca-se o Parlamento Europeu, moeda comum ao bloco (Euro), Tribunal de Justiça Europeia e o Banco Central Europeu. Tais órgãos da União Europeia agem como uma instituição supranacional (em alguns aspectos) que define regras comuns aos Estados membros.
4. A Nova Rota da Seda pretende interligar a China com qual região do mundo?
De maneira geral, ligará a China ao continente europeu. Além de, por vias marítimas e terrestres, integrar o continente asiático e o africano.