História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

2-O trecho a seguir foi escrito pelo historiador Nicolau Sevcenko sobre a situação do governo Rodrigues Alves (1902-1906) que desencadeou a Revolta da Vacina.

A enorme massa popular dos trabalhadores, subempregados, desempregados [...] foi sendo empurrada para o alto dos morros, para as áreas pantanosas e para os subúrbios ao longo das estradas de ferro e ao redor das estações de trem. [...] O centro, por sua vez, tornou-se o foco de toda agitação e exibicionismo da burguesia arrivista: seu pregão, sua vitrine e seu palco.

SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes.
São Paulo: Cosac Naify, 2014.

O centro das cidades atuais refletem ainda a desigualdade social como no período descrito no texto? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

Sim, nos dias atuais ainda se vê profundas desigualdades nos centros urbanos, em especial na América Latina, onde há regiões onde as condições de vida são muito precárias vizinhas a regiões onde as condições de vida são muito melhores.

Isto acaba dificultando o desenvolvimento humano e social destas cidades e dos seus países, e estas cidades enfrentam, geralmente, sérios problemas de violência urbana e segurança sanitária. Tal situação se torna ainda mais precária em momentos de crise, como aquele pelo qual passamos atualmente, e o fato de ser uma realidade brasileira há mais de um século ressalta a pouca atenção dada ao problema.

Perguntas interessantes