2- O senhor Renato que possui um automóvel ano 1961, mora numa casa, cuja subida para a garagem forma ângulo de 30o com a horizontal. Infelizmente seu carro já não consegue subir essa rampa. Para guardá-lo na garagem, ele se vale de um sistema (polia móvel e cordas), com massa desprezível, como indicado na figura, e conta com a ajuda dos vizinhos. Sabendo que a massa do carro é 780 kg, que a força de atrito entre a superfície e os pneus corresponde a 5% do peso do carro, determine a força F total que o grupo de vizinhos deve realizar para que o carro suba a rampa com velocidade constante.
3-No sistema esquematizado, o bloco A está posicionado sobre o bloco B. A força F puxa o bloco B com velocidade constante de 0,4 m/s. Há um fio ideal que prende o bloco A à parede rígida. São dados: São dados: • coeficiente de atrito entre A e B: µAB = 0,2 • coeficiente de atrito entre B e o plano P: µBP = 0,3 • massa de A = 5 kg • massa de B = 15 kg • g = 10 m/s2 Determine a intensidade da força F. Me ajudem pfv é urgente.
Obs: a do carro e da questão 2 e a outra imagem e da questão 3.
Anexos:
Usuário anônimo:
Cadê a figura?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Observe a figura. Note que para que haja equilíbrio a tração no fio ligado diretamente ao automóvel deve ser:
∴
∴
.
Como a polia é puxada com uma tração igual a T, cada uma de suas outras duas pontas de corda são puxadas com T/2. Então,
∴
Vamos para o segundo problema. Observe a segunda figura.
Quando falamos que a velocidade de um corpo é constante, dizemos também que ele não possui aceleração. Ou seja, o corpo encontra-se em equilíbrio. Então, olhemos para B:
Em B
∴
∴
∴
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás