2 O patrimônio cultural é a produção humana que demonstra o valor da nossa cultura proporcionada ao reconhecimento do lugar onde crescemos e vivemos E se for conservado irá contar a nossa história para as próximas gerações o patrimônio cultural material tem elementos concretos como construções monumentos pinturas objetos e etc as festividades oficiais exemplos de patrimônio cultural e material pesquise e registre um exemplo de patrimônio cultural e outro e material... Minas Gerais patrimônio cultural material patrimônio cultural imaterial Mineiro ???
Soluções para a tarefa
Minas Gerais abriga diversos exemplos de patrimônios culturais materiais, alguns exemplos são: O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, Centro Histórico de Ouro Preto, Centro Histórico de Diamantina e Conjunto arquitetônico da Pampulha.
O tombamento de um local como Patrimônio Natural da UNESCO deve atender a alguns requisitos específicos da instituição. Por exemplo, para o reconhecimento como Patrimônio Mundial, é preciso que a localidade ou o atrativo apresente Valor Universal Excepcional.
O Brasil possui um programa em parceria com a WWF – Brasil denominado de Programa de Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural que possui coordenação do Ministério do Meio Ambiente.
Os Patrimônios Mundiais são de fundamental importância para a preservação dos conhecimentos, valores, crenças e práticas de um povo.
Saiba mais sobre os Patrimônios Mundiais da UNESCO em: https://brainly.com.br/tarefa/31895154
Bons estudos!
Resposta:
Em Minas Gerais, estão verdadeiros museus a céu aberto onde as obras de arte se expõem aos olhos de todos, ao longo das ruas em pequenas e acolhedoras cidades erguidas entre as montanhas e emolduradas pela vegetação da Mata Atlântica. O ouro, mola propulsora do processo de desbravamento e ocupação do interior do Brasil durante a colonização portuguesa, gerou a riqueza com a qual foi construído esse patrimônio cultural. Motivados pela busca das minas de ouro e diamantes, os bandeirantes paulistas fundaram grande parte das povoações que dariam origem às cidades históricas de Minas.
O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, os centros históricos de Diamantina e de Ouro Preto, além do Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco. Paracatu - localizada a oeste e próxima à divisa com Goiás - também surgiu devido à exploração do ouro e sua localização estratégica tornou-a um ponto de convergência dos diversos caminhos entre o litoral e o Centro-Oeste. Mais distante, na Zona da Mata de Minas Gerais e próxima à divisa com o Estado do Rio de Janeiro, está Cataguases com um rico acervo de arquitetura moderna (1940 – 1960) formado por obras de Oscar Niemeyer e outros importantes arquitetos e artistas desse período.
Cataguases
Congonhas
Diamantina
Mariana
Ouro Preto
Conjunto Moderno da Pampulha
Paracatu
São João del-Rei
Serro
Tiradentes
Bens Tombados Isoladamente e Pequenos Conjuntos - O reconhecimento do patrimônio cultural, pelo Iphan, abrange, além dos sítios urbanos, imóveis isolados, monumentos e seus entornos, que constituem pequenos conjuntos tombados.
Bens Móveis e Integrados - Nos anos 1980, criou-se a definição para os bens integrantes dos imóveis tombados que não se enquadravam na arquitetura.
Bens Culturais Procurados em Minas Gerais (BCP - MG) - Faça uma busca no Cadastro de Bens Culturais Procurados e denuncie o roubo de bens culturais em Minas Gerais.
Explicação:
espero ter te ajudado muito importante para população em geral pois é muito dinheiro na internet