2 - O olfato é um sentido que atua em conjunto com o paladar. Por isso, quando estamos resfriados, não sentimos de maneira adequada o gosto dos alimentos. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor explica a relação entre o resfriado e a percepção de gostos. *
(a) Quando estamos resfriados, o vírus que provoca a doença destrói nosso epitélio olfatório.
(b) Quando estamos resfriados, o corpo apresenta uma diminuição acentuada da imunidade, o que dificulta a captação de odores.
(c) Durante o resfriado, as células olfatórias são inativadas pelos anticorpos.
(d) Durante um resfriado, a produção excessiva de muco impede que as moléculas odoríferas entrem em contato com os receptores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
Inclusive no caso da Covid-19, o vírus ataca as células olfativas o que gera uma perda de sensibilidade na identificação de sabores e odores.
Quanto as demais alternativas:
B) A diminuição da imunidade não tem relação direta com a perda de olfato. Se fosse o caso, quando você acerta o mindinho na quina da mesa, o processo inflamatório decorrente que também diminui a imunidade geraria algum tipo de perda no olfato...
C) Se os anticorpos estivessem atacando nossas próprias células, exceto as infectadas, então teríamos, talvez e por exemplo, um tumor e não um combate ao resfriado.
D) Isso até pode ser fator, mas é consequência da eliminação do patógeno por Natural Killers (Matadores Naturais), células especializadas no combate de organismos estranhos. Portanto, embora o muco possa causar uma deficiência no olfato, o fator primordial é a destruição de células contaminadas. O muco basicamente é célula morta - assim como, em outro exemplo, espinhas.