2. O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica), segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945).
Particularizando, assinale a opção correta sobre a primeira fase:
a)A primeira geração modernista é representada, principalmente, pela “tríade modernista”, isto é, os escritores Mário de Andrade, Vila-Lobos e Oswald de Andrade, que deram continuidade aos postulados de 1922, apresentando uma estética transgressora, testando os limites da forma e do conteúdo e combatendo as escolas tradicionais da literatura brasileira.
b)“Paulicéia Desvairada”, cujo autor é Mário de Andrade, é o título do romance considerado como marco inicial do Modernismo brasileiro.
c)Uma das características da primeira fase do Modernismo no Brasil é a reescritura de textos do passado, por exemplo: Oswald de Andrade pinçou trechos de “A Carta de Pero Vaz de Caminha” (prosa) e remontou-os em forma de poema; além disso, ele fez uma paródia de um dos mais famosos poemas do Romantismo da literatura brasileira, a “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias.
d)Além da conhecida “tríade modernista”, são autores do Modernismo da primeira fase no Brasil: Manuel Bandeira, Menotti Del Picchia, Raul Bopp, Jorge Amado, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, Alcântara Machado e Plínio Salgado.
3. Vício na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados. (Oswald de Andrade)
Sobre o poema de Oswald de Andrade, qual é a afirmação correta:
a)O poema de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos chama a atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada na diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.
b)O poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas que desconhecem o nível formal da língua.
c)Para ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa forma, estão tentando construir um “telhado”, ou seja, eles têm a intenção de criar novas formas de pronúncia para sobressair, substituir a norma culta.
d)A palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo presente na fala das pessoas menos esclarecidas.
4. Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor Imagino Irene entrando no céu: Licença, meu branco! E São Pedro bonachão: Entra, Irene, você não precisa pedir licença. Pode-se enquadrar o poema acima no Modernismo, pois o poeta:
a)constrói uma associação anárquica de ideias.
b)expressa nitidamente preocupação com as coisas do cotidiano.
c)incorpora aspectos da modalidade coloquial da linguagem.
d)volta-se para a valorização dos aspectos formais.
e)emprega linguagem conotativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
2-c)Uma das características da primeira fase do Modernismo no Brasil é a reescritura de textos do passado, por exemplo: Oswald de Andrade pinçou trechos de “A Carta de Pero Vaz de Caminha” (prosa) e remontou-os em forma de poema; além disso, ele fez uma paródia de um dos mais famosos poemas do Romantismo da literatura brasileira, a “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias.
3-b)O poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas que desconhecem o nível formal da língua.
4-c)incorpora aspectos da modalidade coloquial da linguagem.
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás