2) O gerenciamento de riscos consiste em identificar as possíveis incertezas e tentar controlá-las. Se tudo fosse puramente uma questão de sorte ou azar, o gerenciamento de riscos não teria sentido, e analisar tendências tampouco.
SALLES JÚNIOR, C. A. C. et al. Gerenciamento de riscos em projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
Conhecendo os estudos sobre gerenciamento de risco, apresente as principais medidas para gerir os riscos caso ocorram.
Soluções para a tarefa
Bom, o gerenciamento de risco nada mais é do que o processo de identificação, de análise, de desenvolvimento de respostes e também de monitoramento dos riscos em si sobre cada projeto, dessa forma o objetivo do gerenciamento de riscos é diminuir não só a probabilidade como também o impacto sobre os eventos negativos que tendem a aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos.
Para gerir os riscos de maneira eficaz é necessário seguir alguns passos, como:
• Planejamento correto do gerenciamento de riscos
• Identificar os riscos
• Realizar a análise qualitativa
• Realizar a análise quantitativa
• Planejar as respostas aos riscos
• Implementar respostas aos riscos
• Monitorar os riscos
Bons estudos!
Resposta:
Para que possamos ter um bom gerenciamento de riscos, a ideia é tomar alguns cuidados e seguir boas práticas a fim de estar da melhor forma preparados se os eventos de fato ocorrerem, e as principais medidas para gerir os riscos são, 1) Ter em mãos os objetivos e as metas do projeto; 2) Ter em mãos todo o planejamento existente; 3) Planejar como os riscos serão gerenciados; 4) Identificar os riscos; 5) Analisar os riscos identificados; 6) Planejar como responder aos riscos analisados e aos riscos não identificados; e 7) Monitorar e controlar os riscos.