História, perguntado por brenda7554, 11 meses atrás

as principais contribuições da cultura greco-romana para o conhecimento universal da ciência​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
15

As principais contribuições da cultura grego-romana para o conhecimento universal da ciência são a filosofia, a geometria, as ciências, as artes, incluindo a arquitetura e as noções do Direito.

A cultura grego-romana são consideradas berços da civilização ocidental. Foram civilizações prósperas que agregaram conhecimento ao resto do mundo civilizado. A filosofia grega, introduziu uso da razão e a análise  sistemática da realidade, dando início ao pensamento científico.

São muitos os filósofos gregos que inspirariam diversas gerações, como Sócrates, Platão e Aristóteles. Seus filósofos também desenvolveram teorias nas áreas da Física e da Matemática, como Pitágoras, e da Medicina, como seu patrono Hipócrates.

Nas artes gregas, buscou-se a perfeição entre a harmonia e o equilíbrio das formas, e na Literatura os gregos fundaram diversos gêneros literários, como o drama, a lírica e a epopeia, utilizados hoje em romances e ensaios. No teatro, na tragédia ou comédia, cuja função ia além do entretenimento,  pois suscitavam a reflexão dos espectadores, sendo os principais expoentes  Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.

Nas esculturas gregas de figuras humanas que buscavamo ideal do ser humano.  Na arquitetura com a construção de templos, e seus estilos como o dórico, jônico e coríntio.

Os romanos após conquistarem a Grécia, incorporaram e desenvolveram suas artes e ciências, preservando sua cultura. Construíram casas de banho, estradas, bibliotecas, cidades com sofisticado sistema de esgoto e distribuição de água.

Mas o mais importante legado é sem dúvida o Direito. Criaram um conjunto de normas e leis que regulavam o comportamento social do vasto império, através de  um instrumento jurídico regulado pelo Estado.

Desenvolveram duas vertentes dessa ciência jurídica que perduram até os dias atuais: o direito público, onde o Estado atua como parte, e o direito privado, que atua na esfera das relações particulares, sendo sua língua, o latim, o idioma oficial de Roma, até hoje usada em expressões em Direito.

Bons estudos!

Perguntas interessantes