Filosofia, perguntado por aliceaparecida1995, 2 meses atrás

2.
O filósofo grego Anaximandro afirmou que tudo o que existe são apenas delimitações e determinações da substância original, a qual ele chamou de ápeiron. Quais são as características do ápeiron?​

Soluções para a tarefa

Respondido por juliabastooliveira
1

Resposta:

Ápeiron. A palavra ápeiron designa algo infinito, portanto, imortal e indefinível. Esse elemento era algo que sempre existiu, antes inclusive da existência do Universo e dos seres, e era invisível.

Explicação:

O ápeiron é central na teoria cosmológica criada por Anaximandro, no século VI a.C.. A obra de Anaximandro foi praticamente toda perdida. Dos fragmentos existentes, aprendemos que ele acreditava que a realidade última, a arché, é eterna e infinita, ou sem fronteiras (ápeiron), não sujeito a idade ou desintegração, e de onde provém sempre novo material do qual tudo o que percebemos é derivado. O ápeiron gerou os opostos, quente-frio, seco-molhado, etc, que actuaram na criação do mundo. Tudo é gerado a partir do ápeiron e então é aí destruído conforme a necessidade. Anaximandro também acreditava que infinitos mundos são criados do ápeiron e aí destruídos posteriormente.

"No entanto, essa obra nunca foi encontrada. As suas contribuições para a cosmologia, além da teoria da origem (arché) da natureza (physis), incluem uma teoria sobre o formato da Terra (que segundo o pensador era o de um cilindro), a explicação sobre a existência e o movimento do Sol (o pensador acreditava que o astro era uma bola de fogo que partia do furo no eixo do cilindro e movimentava-se em torno dele), e um mapa do mundo como era conhecido na época."

Veja mais informações em: Brasil Escola (tem todas as informações completas)

Bons estudos!!

Perguntas interessantes