2 - Nosso estômago é um órgão que está em contato com uma secreção muito ácida,
o suco gástrico. Quando uma pessoa se alimenta mal ou tem algum problema
emocional, a produção do suco gástrico pode aumentar, causando o que se conhece
como azia. Para aliviar esse sintorna, as pessoas costumam consumir os chamados
antiácidos. Pesquisem algumas embalagens de antiácido e determinem seus
princípios ativos (principal substância química presente no medicamento). É
importante que vocês indiquem o nome dos medicamentos consultados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os problemas mais comuns associados à acidez são a azia e o refluxo ácido1,2. A azia é aquela sensação desconfortável de queimação no centro do peito, especialmente depois de comer uma grande refeição. O refluxo ácido ocorre quando você sente o gosto de alimentos regurgitados ou um líquido azedo e amargo no fundo da boca ou da garganta.
Os sintomas de acidez podem ser muito desagradáveis e ocorrer nas horas mais inconvenientes, mas, de maneira geral, podem ser tratados de maneira rápida e simples1.
Para entender o que é a acidez, vamos reexaminar o que aprendemos na aula de ciências sobre o sistema digestivo.
Quando engolimos alimentos ou bebidas, eles viajam por um “tubo” - chamado esôfago - até o estômago. A base do esôfago, onde ele se une ao estômago, tem uma faixa de músculo ao redor dela chamada esfíncter1. Esse esfíncter fica bem fechado a maior parte do tempo. Ele se abre para permitir que os alimentos entrem no estômago e depois se fecha para impedir que o conteúdo do estômago escape para o esôfago1.
Quando o esfíncter na base do esôfago fica enfraquecido ou relaxa quando não deve, o ácido gástrico pode subir pelo esôfago. É esse ácido que causa os sintomas de desconforto, a azia1.
Explicação: