Biologia, perguntado por shalanarezendep7ck65, 5 meses atrás

2) No distante ano de 1912, finalmente foi concluído o maior navio do planeta – o RMS Titanic – orgulho da engenharia naval britânica e também considerado como a maior estrutura jamais feita pelo homem. Construído de acordo com as mais avançadas técnicas do século, foi o primeiro transatlântico com duplo casco. Era a embarcação mais luxuosa do mundo, dotada de tudo aquilo que se poderia pensar em termos de infra-estrutura e lazer. A tripulação dos oficiais também foi escolhida “a dedos”, com o que havia de melhor. Devido às modernas técnicas empregadas na sua construção, o Titanic era por eles considerado "insubmersível" – uma vez que mesmo que cinco dos seus gigantescos 16 compartimentos fossem totalmente inundados, ainda assim o navio teoricamente não afundaria. No entanto, na sua viagem inaugural, toda essa enorme competência e experiência de nada valeram. Na região do Atlântico Norte, o navio foi ao encontro de um imenso iceberg, que lhe abriu um rasgo de mais de 100 metros de comprimento na lateral direita. Os cinco compartimentos que teoricamente não permitiriam que o navio afundasse mesmo que inundados, foram de fato inundados e o naufrágio tornou-se inevitável. Entre passageiros e tripulantes – 2.200 ao todo – 1.500 morreram por congelamento ao serem atirados ao mar por falta de embarcações alternativas do tipo “bote salva-vidas”. Levando em conta a estrutura da molécula de água, suas propriedades e relação com o metabolismo, →explique o porquê biológico das mortes por congelamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelpixs
0

Em um primeiro momento, os capilares sanguíneos sofrerão constrição, diminuindo o calibre dos vasos, com o objetivo de diminuir a perda de calor corporal. Quando há congelamento, o corpo sofre com a diminuição abrupta de circulação sanguínea devido à vasoconstrição, o que faz com que ocorra lesões nas células, que agora sofrem com baixa oxigenação.

Devido ao desequilíbrio de osmolaridade, a água do interior das células passa para o exterior e congela, deixando as células murchas (mortas). Logo, os tecidos não funcionam corretamente, prejudicando as funções vitais, como os batimentos cardíacos e transmissão de impulsos nervosos no sistema central.

Além disso, o corpo perde calor para o ambiente frio, diminuindo também as reações enzimáticas, que necessitam de temperaturas relativamente altas para que ocorram com eficiência.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes