História, perguntado por janielefabianaa21s, 6 meses atrás

2- Na manhã do dia seis Canudos foi destruída Com bombardeios e incêndios Não ficou nada com vida Dizem que o Conselheiro Tinha morrido primeiro Na Belo Monte Querida   Em relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:  

a) foram movimentos que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença dos latifúndios.

b) foram movimentos sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos trabalhadores do país encontrava-se nas cidades.

  3- TEXTO I Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.  

TEXTO II Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional. SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Allina, 1902.

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da:

a)manipulação e incompetência 

b)ignorância e solidariedade 
  
c)hesitação e obstinação

d)esperança e valentia      
              
e)bravura e loucura

4-A Guerra de Canudos, na qual o Exército Brasileiro derrotou, entre os anos de 1896 e 1897, os sertanejos baianos liderados por Antônio Conselheiro, ocorreu em meio a um delicado momento da vida política brasileira. Neste momento estava em jogo:

  a) a luta contra a reação monarquista que financiava os seguidores do beato fanático.

b) a defesa do poder da igreja, expressa no padroado, frente ao avanço da seita milenarista e messiânica liderada por Antônio Conselheiro.

c) o avanço ameaçador de grupos étnicos do interior baiano, que punham em Questão - o projeto civilizador da República.

d) a disputa entre civis e militares pela direção do processo de consolidação da ordem republicana brasileira, exacerbada durante o governo do primeiro presidente civil do país, Prudente de Moraes.

e) o poder de Floriano Peixoto, aliado às forças civis paulistas, contra os militares que compunham o chamado “grupo jacobino”.
 
5-Sobre o Movimento de Canudos, pode-se afirmar que:

a) Conselheiro erigiu em Canudos uma sociedade mais igualitária, refúgio para os desprotegidos e espoliados.

b) A criação de uma comunidade igualitária em Canudos contou com a simpatia dos grandes fazendeiros da região.

c) A Igreja se posicionou a favor de Conselheiro, pois seus ideais igualitários eram compatíveis com a doutrina do Cristianismo.

d) Conselheiro pregava contra a República, obtendo, com isso, o apoio dos monarquistas, que pretendiam o retorno de D. Pedro I.

6-Comunidade que formava no final do século XIX, uma irmandade religiosa e chegou a reunir uma população flutuante de aproximadamente 25 mil habitantes e 5.200 casas no sertão baiano, foi definitivamente arrasada pelas tropas do Exército Brasileiro em 1897. Estamos nos referindo a: 

a) Comunidade de Canudos.                                                 b) Comunidade de Contestados. c) Comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto.    d) Comunidade de Penitentes ou Borboletas Azuis.  

7-Sobre o movimento dos Canudos, é correto afirmar:
a) Canudos criticava a república por não respeitar a titulação das terras dos pequenos lavradores. b) Canudos criticava a concentração de terras nas mãos das Oligarquias Agrárias e a separação entre o Estado e a Igreja na República. c) Canudos criticava a reforma agrária defendida pelo Império. d) Canudos defendia as eleições para Presidente da República. e) Canudos defendia as reformas de base contra a República. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por evelinnydakota
0

Resposta:

2 - b

3 -d

4 - e

5 - a

6 - a

7 - c

Perguntas interessantes