2) Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as ideias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos. Considerando as contribuições de Marx sobre a relação trabalho e educação, julgue as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na sociedade moderna a educação tende a atender as exigências do capitalismo. PORQUE II. É parte integrante de um sistema político e econômico e responsável pela formação de muitos jovens. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições falsas. b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
142
2D
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
sandrariquedani:
Correto, obrigado!
Respondido por
60
Olá!
A alternativa D é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que a educação para Marx estava fundamentada de fato pelas classes dominantes, ou seja, a partir do momento que o proletário cria a ideia que a sociedade é igual, os direitos até no campo da educação não crescem de forma correta.
Deste modo, a influência da burguesia sobre os proletários está ligada em todos os campos sociais para atender as exigências do capitalismo como foi elencado na segunda asserção.
Até mais!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás