2) Malcolm X e Martin Luther King, ícones da luta contra o racismo Malcolm X pregava o enfrentamento, enquanto Luther King adotava um discurso mais pacifista: qual mensagem seria mais eficiente nos dias de hoje? Neste mês de abril, completam-se 50 anos da morte do pacifista Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz, em 1964. Ele também foi considerado o Homem do Ano de 1963 pela Revista Time pelo seu discurso histórico, "I have a dream". O professor Ricardo Alexino Ferreira destaca a importância de Luther King, mas questiona se o seu discurso pacifista fazia de fato efeito em um mundo tão violento. Com outro discurso mais enfático, Malcolm X, outra liderança negra contemporânea de Luther King, pregava o enfrentamento em que a violência seria uma autodefesa dos negros contra o racismo. Martin Luther King morreu a tiros, em 4 de abril de 1968; Malcolm X morreu também a tiros, em 21 de fevereiro de 1965. Segundo o professor Alexino Ferreira, a contemporaneidade apresenta uma intensidade maior do racismo em todas as suas formas, o que significa que os modelos Luther King e Malcolm X precisariam ser revistos. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2018. A partir do texto apresentado, é correto afirmar que: Selecione uma alternativa: a) De acordo com o entrevistado, as ideias de Martin Luther King Jr. , marcadas pelo pacifismo, seriam um importante contraponto para a violência do mundo contemporâneo. B) De acordo com o entrevistado, graças a militância de figuras como Martin Luther King Jr. E Malcolm X, vivemos hoje em um mundo menos racista do que no passado. C) Segundo o professor entrevistado, os modelos de militância propostos por Dr. King e Malcolm X, apesar de suas divergências, poderiam ser utilizados – revisitados - nos dias de hoje com efeitos positivos. D) De acordo com o entrevistado, vivemos um mundo com um racismo mais intenso nos dias de hoje e, por isso, a militância pacifista de Martin Luther King Jr. Não
Soluções para a tarefa
Ao fundar a Organização para a Unidade Afro-Americana, Malcom X foi um dos principais ativistas pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, logo, Malcom X viu uma oportunidade de conscientizar a população negra, mobilizando cometidos contra a população afro-americana. Alternativa C.
Como Martin Luther King atuava em seu ativismo?
Martin Luther King via na busca pelos direitos a forma pacifista, sob um olhar de debates abertos frente a resistência. Enquanto Malcom X tinha uma mensagem mais direta, que via no conflito uma forma de representação de força por parte da resistência negra.
Por fim, Martin Luther King era pastor batista, então seus ideias de não-violência cumpriam sua ação como um ser religioso.
Mais sobre o ativismo negro:
brainly.com.br/tarefa/17643356
#SPJ4
Resposta:
d)De acordo com o entrevistado, vivemos um mundo com um racismo mais intenso nos dias de hoje e, por isso, a militância pacifista de Martin Luther King Jr. não teria sido tão efetiva quanto é enaltecida, ainda nos dias de hoje.
Explicação: