2. Leia outro texto:
Rui Barbosa e o Ladrão de Galinhas
Certa vez, um ladrão foi roubar galinhas justamente na casa do escritor Rui Barbosa1. O ladrão pulou o muro, e cercou as galinhas.
Naquele alvoroço, Rui Barbosa acordou de seu profundo sono, e se digirigiu até o galinheiro.
Lá chegando, viu o ladrão já com uma de suas galinhas, e disse:
"_ Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínsico do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdôo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopéia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que darte-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas."
O ladrão todo sem graça se virou e disse: “_Cumé seu Rui, posso levar a galinha ou não???"
a) O ladrão entendeu ao final o que Rui Barbosa lhe disse ao pegá-lo em flagrante? Que trecho do texto comprova sua resposta.
b) O texto acima exemplifica claramente a diferença entre uma linguagem bastante formal e outra informal? Por quê?
1 Rui Barbosa foi um dos maiores escritores brasileiros no que se refere ao domínio da língua padrão tanto falada quanto escrita. É conhecido como o “pai da língua portuguesa. Tem-se até mesmo um dia do ano em sua homenagem, 05 de novembro, dia da língua portuguesa.
c) Você compreendeu o que Rui Barbosa disse ao ladrão ao pegá-lo em flagrante roubando suas galinhas ou você ficou como o ladrão? Explique sua resposta.
d) Quais expressões e palavras acabam tornando a fala de Rui Barbosa ao ladrão imcompreensível para o ladrão? Por quê?
e) Pesquise no dicionário as expressões em destaque no texto e diga e sugira um sinônimo para cada uma:
3. Releia abaixo o trecho do texto referente à fala de Rui Barbosa:
"_ Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínsico do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdôo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopéia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que dar-te-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas."
a) Observe as formas verbais usadas por de Rui Barbosa. Elas correspondem a que pessoa do discurso: ao Eu, Tu ou Ele? Por quê?
b) Se o ladrão estivesse no seu quintal, como você falaria o que Rui Barbosa disse a ele. Reescreva a fala de Rui Barbosa para uma linguagem mais simples, próxima do nosso cotidiano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
110
A-) Não o LADRAO não entendeu o que RUI BARBOSA falou , tantão que el perguntou se podia levar os frangos .B-) o texto mostra a diferença de um textocom linguagem bastante coloquialmente a linguagem informal , porque temos dificuldade de intender o que o Rui Barbosa fala .c-) eu tive dificuldade em entender o que RUI BARBOSA Falou , não fiquei como o LADRAO mas algumas palavras tive que pesquisar para entender .d-) bico -de bípede ---galináceo -- umbrais ---tacões metabólicos ---porque não écomum o povo falar assim E-) galináceo = galinha / umbrais = muros / massa encefálica = cabeça / cinzas cadavéricas = morrer 3-a) Corresponde ao TU porque ele estava se dirigindo ao LADRAO TU .b-) Não pela minha posição , nem pelo valor da galinha , ma e por você ousar pular o muro de minha casa . SE você não sabia que aqui era minha casa eu te perdoo ,mais se for pra me roubar eu baterei com MEUS sapatos em sua cabeça , até transformá-la em cinzas .
Liziamarcia:
Obrigada pela MR( melhor resposta )
Respondido por
1
Resposta:
7 Porque ele falou uma língua que ele não entendia
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás