2- Leia os trechos abaixo. Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Há seis noites que manifestações violentas contra a brutalidade policial e o racismo têm sacudido os EUA. Floyd, um cidadão negro de 46 anos, morreu depois de ter sido imobilizado por um policial branco que pressionou o seu pescoço por mais de nove minutos, mesmo quando não respondia mais. O que há de contraditório entre a Constituição e a prática adotada após a independência dos EUA?
Soluções para a tarefa
Resposta:no caso seria a alternativa c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
Os pensadores iluministas pregavam a valorização e respeito à liberdade de dignidade humanas, além de insistirem na importância da liberdade dos homens, na livre expressão do pensamento - "Posso não concordar com nenhuma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de tu dizê-las." Voltaire - e no fim da tirania.
Tanto a Revolução Americana de 1776 como a Revolução Francesa de 1789 tomaram por base essas inspirações iluministas. Vemos claramente os ideais da Revolução Francesa no seu lema: "Liberté, Equalité, Fraternité" (Liberdade, Igualdade, Fraternidade)
Explicação:)