2.Leia o texto para responder às questões.
A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]
Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição. Desaparecia a política como interlocução. [...] É precisamente isso que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas.
a) Quais são os blocos a que o texto se refere?
b) Por que, segundo Raymond Aron, a guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível?
c) Como se garantia o equilíbrio de forças que caracterizou a Guerra Fria?
Observe a charge e responda:
a) Descrevam a charge.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Se refere aos dois blocos que surgiram durante a segunda guerra mundial
•Bloco dos Aliados: EUA, Inglaterra, União Soviética
•Bloco do Eixo: Japão, Itália, Alemanha
B) Segundo ele "A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último"
C) O Equilíbrio se fez com o uso de armas, ambos os lados tinham grande poder armamentista, usá -las só causaria mais conflitos, como por exemplo as bombas atômicas. (como poder ser observado na imagem em anexo)
A) O sistema capitalista vista pelos soviéticos era um sistema de extorsão e desconsideração daqueles de classes menores, como representado na charge um pequeno homem (classes pobres) é o responsável por carregar e suportar os dois homens maiores (países de grande potência da parte dos Aliados)