2-) Leia o texto e responda às questões a seguir.
´´Para os escravos, a liberdade se traduzia pelo rompimento das cadeias que os ligavam a seus senhores; para mestiços e indígenas indicava a liberdade da abolição das discriminações das chamadas castas. Para os liberais (comerciantes, funcionários, proprietários de terra e etc.), a liberdade significava o fim dos laços com a metrópole. Além disso, os despossuídos queriam terra, enquanto os proprietários e comerciantes desejavam liberdade para produzir e comerciar.``
a-)Quais grupos sociais são citados no texto?
b-)A liberdade tinha o mesmo significado para esses grupos? Justifique.
c-)Com base no que você estudou nessa unidade, qual desses grupos conseguiu realizar seu projeto de libertação? Explique.
d-)Se formos comprar o processo de independência da América espanhola com a Revolução Francesa, percebemos a existência de projetos políticos e interesses divergentes entre os participantes de cada um deles. Explique por quê.
Soluções para a tarefa
Resposta:A- Escravos, mestiços alforriados, indígenas, elite agrária, burguesia e camponeses.
B-Não, pois cada um tinha uma visão diferente para a liberdade, os escravos queriam a abolição, os alforriados queriam o fim do preconceito contra eles, a elite agrária produzir mais sem a interferência de Portugal e os liberais a Independência do Brasil.
C- os escravos em 1888.
D-Tanto no processo de independência da América Espanhola quanto na Revolução Francesa havia divergências tanto internas entre grupos que participaram de ambos como divergências em como os revolucionários dos dois períodos viam a situação da colonização.
No quesito de disputas internas, na Independência havia grupos que eram a favor de uma maior integração regional, como Simón Bolívar, e grupos que defendiam uma maior autonomia, com a transformação dos antigos Vice-Reinos em uma série de países menores.
Resposta:
2. a) Os grupos sociais citados são:
- escravizados + indígenas + mestiços
- comerciantes + funcionários + proprietários de terras
b) Não, para os colonizados (escravizados, indígenas, mestiços) a liberdade significava o fim das castas e da escravidão. Para os colonizadores (comerciantes, funcionários, proprietários de terras), a liberdade significava liberdade econômica, fim dos laços com a metrópole e o livre-comércio
c) Os escravos em 1888, por conta da Lei Áurea.
Espero que tenha ajudado!